Mesmo com retração de 5% em relação ao ano passado, o comércio de Mato Grosso do Sul deve movimentar R$ 448,30 milhões no período do Dia das Mães em 2025. É o que aponta levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) e pelo Sebrae/MS. O estudo também revela que mais pessoas pretendem presentear: 75,93% contra 71,16% registrados em 2024.
“Isso é positivo para o comércio, apesar do cenário mostrar consumidores mais cautelosos. É uma data que todos ainda fazem questão de celebrar”, analisa a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira. A estimativa é de que o gasto médio por pessoa seja de R$ 420,78, consolidando o Dia das Mães como a segunda data mais importante para o varejo.
Entre os presentes preferidos estão sapatos (24%), bolsas e acessórios (23%) e perfumes e cosméticos (23%). A maioria das compras será feita no centro das cidades, segundo o estudo, realizado entre os dias 1º e 8 de abril em oito municípios sul-mato-grossenses.
Para o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, a qualidade do produto é o principal fator de decisão para 77% dos consumidores, seguida pelas condições de pagamento. “Cerca de 74% preferem desconto à vista e 30% optarão pelo parcelamento no cartão. Esses dados devem orientar os empresários para atrair mais vendas neste período”, destaca.
Regiane reforça ainda a importância de uma boa estratégia de divulgação. “É preciso apostar em canais diversos e no resgate dos clientes fiéis, garantindo que o consumidor tenha boas opções para decidir”, completa.