A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que, em fevereiro, a bandeira tarifária seguirá verde, o que significa que os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN) não terão acréscimos na conta de luz. Essa é a terceira vez consecutiva que a bandeira verde é acionada, refletindo as boas condições dos reservatórios e a maior oferta de geração hidrelétrica, favorecida pelo período de chuvas.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias tem o objetivo de indicar os custos reais da energia, considerando a disponibilidade de recursos hídricos e o acionamento de fontes alternativas de geração. A manutenção da bandeira verde beneficia milhões de consumidores, garantindo tarifas mais acessíveis.
Apesar do cenário positivo, a ANEEL reforça a necessidade do uso consciente da energia. “A bandeira verde é uma boa notícia para os consumidores, mas é fundamental lembrar que o uso eficiente da energia contribui para a estabilidade do sistema”, destaca a agência.
A ANEEL também orienta a população a adotar práticas sustentáveis para evitar desperdícios e manter a estabilidade do setor elétrico. Mais informações sobre o sistema de bandeiras tarifárias podem ser acessadas no site oficial da agência.