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Economia Quinta-feira, 07 de Novembro de 2024, 17:54 - A | A

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Missão Internacional

Empresárias de Mato Grosso do Sul fazem história em missão internacional no Chile

Missão técnica e empresarial organizada pelo Sebrae/MS gera mais de R$880 mil em negócios e abre portas para internacionalização

Viviane Freitas
Capital News

Entre os dias 19 e 25 de outubro, uma delegação composta por 20 empresárias de Mato Grosso do Sul participou da primeira missão internacional exclusiva para mulheres promovida pelo Sebrae/MS. O destino foi Iquique, na região de Tarapacá, no Chile, um ponto estratégico para o comércio brasileiro, especialmente devido à presença da Zona Franca local. A missão resultou em mais de R$ 880 mil em prospecção de negócios e teve como objetivo aproximar os mercados e promover a internacionalização das empresas participantes.

Durante a semana, as empresárias participaram de uma agenda intensa, que incluiu rodadas de negócios com 30 empreendedores chilenos, visitas à Zona Franca, ao Porto de Iquique, e reuniões com a Corporação de Desenvolvimento de Tarapacá e outras entidades do comércio local. O foco do Sebrae/MS é aproveitar a construção da Rota Bioceânica, que conectará o Brasil ao Chile, Paraguai e Argentina, impulsionando o comércio entre os países e oferecendo novas oportunidades para os pequenos negócios, especialmente no setor de micro e pequenas empresas, que representam 85% dos empreendimentos formalizados em Mato Grosso do Sul.

Entre as empresas de Mato Grosso do Sul envolvidas na missão estão negócios de diferentes segmentos, como moda, alimentos, cosméticos, e turismo. Desde o início do ano, as empresárias participaram de capacitações e consultorias para se prepararem para a internacionalização de seus negócios. Para a consultora do Sebrae/MS, Andréa Afif, as participantes já estavam em um nível avançado de comercialização e o objetivo da missão foi prepará-las para negociar com o mercado internacional.

O mercado chileno, especialmente a Zona Franca de Iquique, se destaca pela infraestrutura e pelos benefícios aduaneiros que oferece, como isenção de impostos sobre mercadorias, além de sua conexão com mercados asiáticos. Empresárias de Mato Grosso do Sul também tiveram a oportunidade de aprender com as práticas empresariais locais e fortalecer o empreendedorismo feminino. Segundo o gerente geral da Corporação de Desenvolvimento de Tarapacá, Álvaro Jorquera Tapia, a missão tem grande importância, pois promove o empoderamento das mulheres no setor empresarial e fomenta a criação de novas parcerias comerciais entre o Brasil e o Chile.

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