A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL-CG) realizou uma pesquisa entre os dias 10 e 12 de março, com 220 consumidores de diferentes regiões da cidade. A expectativa é que as vendas da Páscoa deste ano cresçam 5,5% em comparação com 2024, atingindo um volume de vendas superior a R$ 103 milhões.
O levantamento mostrou que os consumidores deverão gastar, em média, R$ 464,20, sendo aproximadamente R$ 220,00 para a compra de chocolates e presentes e R$ 244,20 para confraternizações familiares. No entanto, 97% dos entrevistados demonstraram preocupação com o aumento nos preços dos alimentos e a queda no poder de compra.
Outro dado relevante é que 32% dos consumidores afirmaram que não poderão presentear nesta Páscoa, um aumento de 13% em relação ao ano anterior. Esse cenário reflete a perda de poder aquisitivo, com 27% dos participantes buscando alternativas como a produção caseira de ovos de Páscoa para economizar.
A escassez global de cacau, causada por fatores climáticos e crises sanitárias, resultou em um aumento significativo nos preços dos ovos de Páscoa, impactando tanto o custo quanto o tamanho dos produtos. Para enfrentar a alta, fabricantes têm adotado estratégias como a inclusão de biscoitos nos ovos e o aumento da oferta de opções mais acessíveis, como caixas de bombons. Apesar das dificuldades, o setor segue otimista e busca alternativas para manter as vendas estáveis.