Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024


Economia Segunda-feira, 15 de Julho de 2024, 08:28 - A | A

Segunda-feira, 15 de Julho de 2024, 08h:28 - A | A

Energia

Férias: Confira algumas dicas de consumo consciente

Período pode ser propício para reunir a família e ensinar na prática

Elaine Oliveira
Capital News

É época de férias escolares, período em que as crianças passam mais tempo em casa e, consequentemente, com mais energia para aproveitar ao máximo as brincadeiras, os jogos no computador ou celular. Para os pais, uma preocupação a mais com o consumo de energia elétrica.

Para o engenheiro de Eficiência Energética da Energisa, Emerson Rivelino, o período pode ser propício para reunir a família e ensinar na prática a adotar dicas de consumo consciente, que fazem a diferença nos gastos.

“No caso das crianças, quanto mais tempo a TV, videogame, computador e outros eletrônicos ficarem ligados, mais energia vão gastar. E mesmo quando são deixados em stand by, continuam consumindo energia. O ideal é estabelecer horários para que a garotada não fique o dia todo nos eletrônicos”, expõe Emerson.

Além disso, a mudança de temperaturas que faz com que o inverno em Mato Grosso do Sul oscile entre dias quentes e noites frias, pode impactar diretamente na conta de luz no final do mês dependendo do tempo gasto durante um banho quente, por exemplo.

Quer mais dicas para economizar energia nesse período?

• No inverno o dia amanhece mais tarde e escurece mais cedo. Mesmo assim, não deixe lâmpadas acesas nos cômodos sem uso e durante o dia mantenha abertas portas, janelas e cortinas.

• Junte o máximo de roupas para lavar tudo de uma vez e use o ferro para passar apenas para as peças indispensáveis, economizando tempo e energia.

• Evite o abre e fecha da geladeira. Coloque na porta e na altura das crianças os produtos que elas mais consomem durante o dia: iogurtes, frutas lavadas, água e sucos. Assim, elas serão mais rápidas na hora de abrir a geladeira e pegar o que precisam.

• Vai preparar um lanche? Vale lembrar que o forno elétrico, assim como outros equipamentos que geram calor, consomem mais energia. Organize-se para preparar várias receitas, aproveitando a temperatura do forno. Isso evita que precise ligar o forno elétrico todos os dias.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS