Campo Grande 00:00:00 Sábado, 05 de Outubro de 2024


Economia Sábado, 05 de Outubro de 2024, 08:39 - A | A

Sábado, 05 de Outubro de 2024, 08h:39 - A | A

Energia

Outubro traz bandeira vermelha patamar 2 e atenção redobrada

Prolongamento da estiagem e altas temperaturas aumentam custos, exigindo consumo consciente para evitar surpresas na conta

Vivianne Nunes
Capital News
[email protected]

 O mês de outubro começa com uma bandeira tarifária vermelha, patamar 2, o que significa um aumento significativo nos custos de geração de energia elétrica. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os consumidores pagarão um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 kWh consumidos, como consequência do prolongamento da estiagem e temperaturas elevadas em diversas regiões do Brasil, que estão exigindo o acionamento de usinas termelétricas, mais caras que as hidrelétricas.

Rosimeire Costa, presidente do Conselho de Consumidores de Área de Concessão da Energisa MS, destacou que a seca intensa e as queimadas reduziram o nível dos reservatórios, pressionando o sistema elétrico. “A energia termelétrica, gerada pela queima de diesel e gás natural, é mais cara, e isso reflete diretamente na conta do consumidor”, afirmou.

Para economizar, é recomendável moderação no uso do ar-condicionado, evitar abrir a geladeira com frequência, utilizar o chuveiro em temperatura ambiente, e concentrar o uso de eletrodomésticos como a máquina de lavar e o ferro de passar em um único momento. Essas práticas simples podem ajudar a minimizar os impactos da bandeira vermelha nas finanças domésticas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS