As vendas no Mato Grosso do Sul no mês de outubro registraram queda de 3,4%, na comparação anual, destacando o estado com a maior queda. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.
Na análise regional e na comparação com o mesmo período do ano passado, além do Mato Grosso do Sul, o Distrito Federal também registrou queda de 0,6%. De acordo com as informações da 22ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS) os estados que se destacaram foram: Roraima, Amazonas e Maranhão, que apresentaram crescimento de 9,4%, 8,2% e 6,8%, respectivamente. Em seguida, Santa Catarina, Goiás e Paraná também tiveram alta de 5%, 4,9% e 3,5%. Os oito segmentos analisados foram: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos; Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; Livros, jornais, revistas e papelaria; Móveis e eletrodomésticos; Tecidos, vestuários e calçados; Material de Construção; Combustíveis e Lubrificantes e Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico.
O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.