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Economia Sexta-feira, 17 de Junho de 2022, 15:52 - A | A

Sexta-feira, 17 de Junho de 2022, 15h:52 - A | A

Hidrovia

Após seca, hidrovia do Paraguai movimenta 1,4 milhão de toneladas em MS

Minério de ferro liderou exportações pela hidrovia

Iury de Oliveira
Capital News

Toninho Ruiz/Governo do Estado

Após seca, hidrovia do Paraguai movimenta 1,4 milhão de toneladas em MS

Hidrovia teve aumento na navegabilidade na região de Porto Murtinho

Depois de um período de seca, no início desta semana o rio Paraguai atingiu o nível de até 3,1 metros e ampliou a capacidade de navegação na hidrovia. 

 

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Mato Grosso do Sul registrou movimentação de 1,4 milhão de toneladas de cargas pelos portos estaduais, no primeiro quadrimestre do ano. O destaque foi o minério de ferro com 1,3 milhão de toneladas, seguido por sementes e outros grãos e ferro fundido. O volume ainda é inferior ao ano passado em torno de 10%, mas já sinaliza uma melhora nas condições da via de escoamento.

 

O minério de ferro liderou em termos de mercadorias na pauta de exportações do Estado pela hidrovia. No início deste mês uma nova empresa de mineração de Corumbá, a MPP (Mineração Pirâmide e Participações) realizou suas exportações para a Europa pelo porto da Granel Química, em Ladário, onde é intensa a movimentação diuturna de máquinas e caminhões. Os carregamentos estão sendo acelerados para aproveitar o nível navegável do Rio Paraguai previsto para até o mês de setembro. Dois comboios de barcaças transportam 60 mil toneladas mensalmente em direção aos terminais argentinos e uruguaios, onde é feito o translado.

 

Para o secretário de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro) a hidrovia é um canal fundamental e estratégico na logística de Mato Grosso do Sul.

 

"Para a Bolívia a hidrovia garante todo o fluxo de exportação e importação de Santa Cruz de La Sierra. Já em Corumbá, após os problemas do ano passado, nós sentimos uma retomada no transporte. Se formos olhar, lá em 2015 a 2016 criamos um programa para estimular a construção de novos portos dentro do Programa de Apoio à Exportação pela hidrovia do Paraguai. Se formos observar os sistemas, Mato Grosso do Sul tem esta disponibilização de transporte de Corumbá até Nueva Palmira na Argentina. Além do apelo turístico. Estamos falando aqui principalmente de transporte", enfatizou.

 

A hidrovia sempre foi uma opção de transporte de peso em Mato Grosso do Sul e com tendência de crescimento das exportações. "Temos que atender a Argentina para onde exportamos soja aé Nueva Palmira e ainda outros mercados internacionais. Hoje a Argentina é nossa 3ª ou 4ª parceira comercial", relembrou o secretário.

 

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