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Legislativo Segunda-feira, 07 de Abril de 2025, 18:44 - A | A

Segunda-feira, 07 de Abril de 2025, 18h:44 - A | A

Audiência pública

Beto Pereira critica possibilidade de CCR MS Via manter concessão da BR-163

Deputado federal denuncia falhas da concessionária e pede suspensão do leilão marcado para maio; audiência pública reúne autoridades em defesa dos usuários da rodovia

Vivianne Nunes
Capital News

Durante a audiência pública "BR-163: Concessão, inadimplência e seus impactos", realizada na Câmara Municipal de Campo Grande, o deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) manifestou forte crítica à possibilidade de a CCR MS Via voltar a administrar a BR-163, mesmo após anos de descumprimento contratual. O leilão de repactuação está marcado para o dia 22 de maio.

“Ora, é como se você alugasse sua casa e, após cinco anos sem receber nenhum aluguel e sem melhorias, renovasse o contrato com total normalidade”, comparou o parlamentar, indignado com o cenário que, segundo ele, desrespeita os compromissos assumidos com a população.

Descumprimentos e prejuízos

Beto lembrou que a CCR MS Via duplicou apenas 150 km dos 806 km prometidos desde o início da concessão, o equivalente a apenas 18% do contrato. Ainda assim, a empresa arrecadou R$ 3,6 bilhões, enquanto investiu apenas R$ 1,9 bilhão, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Diante desse histórico, o deputado questiona a lógica de permitir que a mesma empresa dispute um novo contrato de 30 anos, mesmo com a redução imposta de 59% na tarifa de pedágio em 2019 por descumprimento das obrigações.

“O que será relicitado está aquém da expectativa inicial. A CCR MS Via não cumpriu com o que foi pactuado e ainda pode ser premiada com novo contrato? Isso é inadmissível.”

Rodovia perigosa e cobrança indevida

Durante o debate, também foram apresentados números alarmantes sobre a segurança da BR-163. De acordo com levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 74 mortes foram registradas em acidentes ao longo da rodovia, o que representa uma média de 6,2 mortes por mês.

“A rodovia continua perigosa, a tarifa continua sendo cobrada e o serviço continua precário”, criticou Beto.

Pedido de suspensão do leilão

Com o apoio da bancada federal, deputados estaduais, vereadores e prefeitos de diversas regiões, Beto defende a suspensão do leilão e a judicialização da questão, caso não haja um entendimento justo com o governo federal.

“Se não conseguirmos um entendimento amigável, a única alternativa será judicializar a questão e suspender esse leilão para renegociar de forma justa, com um contrato que realmente atenda os usuários da BR-163.”

Apoio institucional

A audiência resultou em um apelo coletivo ao Ministério Público Federal, pedindo uma auditoria sobre os dados apresentados e exigindo garantias de que a futura concessão inclua melhorias reais na infraestrutura, redução nas tarifas e cumprimento efetivo das obrigações contratuais.

“É hora de colocar os interesses da população em primeiro lugar e impedir que a irresponsabilidade do passado continue moldando o futuro da principal rodovia do Estado”, finalizou Beto.

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