Divulgação/Assessoria
A estimativa da Aprosoja/MS, é que o Estado produza 7,4 milhões de toneladas do grão
Mais de 400 associados da Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS (Aprosoja) aptos a votar – ou seja, que estão com cadastro atualizado – participarão nesta segunda-feira (30), da assembléia que oficializará o processo eleitoral para escolha da diretoria na gestão 2016/2017. A chapa única foi decidida por consenso e registrada sexta-feira (13).
Encabeçada pelo atual presidente da Associação, Christiano Bortolotto, e tendo como vice, Sergio Luiz Marcon, a nova diretoria terá ainda como diretores administrativos, André Figueiredo Dobashi e Luis Carlos Seibt; diretores financeiros, Rodrigo Ângelo Lorenzeti e Thaís Carbonaro Faleiros.
Christiano da Silva Bortolotto é agricultor e liderança rural, e assumiu a presidência da Aprosoja/MS em agosto de 2015, mas há oito anos faz parte da diretoria como vice-presidente da entidade.
Natural de Amambai, cidade onde mora e desenvolve atividade agrícola há mais de uma década, administrador e especialista em economia empresarial, Bortolotto foi um dos fundadores da entidade, em 2007.
Também integram a chapa os diretores regionais: Jorge Michelc, Lucio Damalia, Juliano Schmaedecke e Roger Azevedo Introvini; além dos conselheiros Almir Dalpasquale, Antônio de Moraes Ribeiro Neto e Jaasiel Marques da Silva. Como suplentes: César Roberto Dierings, Heberton José Andrade e Paulo Renato Stefanelo.
Há oito anos, a Aprosoja/MS defende os interesses dos produtores de grãos do Estado, desenvolvendo ações e projetos que visam o crescimento sustentável das cadeias produtivas do setor no Estado, além de orientar e apoiar os agricultores nos diferentes momentos da atividade, incentivar a produção e o consumo de soja, milho e derivados, estimular a criação de mecanismos para aquisição de insumos, comercialização, importação e exportação entre outras ações.
O pleito eleitoral será a partir das 13h30 na Casa Rural, localizada na Rua Marcino dos Santos, 401, em Campo Grande.
Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) é um conjunto de entidades que dá suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representa os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos Sindicatos Rurais do Estado.
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.