Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Economia Quinta-feira, 23 de Setembro de 2021, 15:03 - A | A

Quinta-feira, 23 de Setembro de 2021, 15h:03 - A | A

Imposto de renda

Está liberado consultas do último lote de restituição do IR 2021

O contribuinte que entregou a declaração poderá saber se acertou as contas com o Leão

Laryssa Maier
Laryssa Maier

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Receita recebe 19,1 milhões de declarações do Imposto de Renda

 

A partir desta quinta-feira (23), o contribuinte que entregou a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020) poderá saber, se acertou as contas com o Leão. A Receita Federal liberou a consulta ao último dos cinco lotes de restituição deste ano.

 

O dinheiro será pago em 30 de setembro. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

 

Ao todo, 358.162 contribuintes receberão R$ 562 milhões. Além dos contribuintes que entregaram a declaração no prazo, até 31 de maio, a Receita pagará restituição aos que entregaram o documento com atraso, até 15 de setembro, e não caíram na malha fina.

 

O restante tem prioridade legal, sendo 4.955 contribuintes idosos acima de 80 anos, 47.465 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.927 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 19.211 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

 

A partir do próximo mês, o Fisco só liberará as restituições a contribuintes que tenham caído na malha fina em 2021 ou em anos anteriores e tenham retificado a declaração, corrigindo inconsistências ou erros de informação.

 

De acordo com a Agência Brasil, a consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS