A Fiems vai realizar, de 18 a 22 de maio, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, a Expo-MS Industrial 2010, que nesta segunda edição traz como principal inovação a forma dinâmica e participativa como será feita, permitindo às instituições parceiras a disponibilização de serviços nos estandes. Além disso, a feira da indústria de Mato Grosso do Sul, que é realizada a cada dois anos, vai medir o carbono emitido na atmosfera em decorrência do evento para posterior neutralização do gás com o plantio de árvores.
“Trata-se de uma experiência nova em eventos no Estado e que poderá estimular as próximas feiras sul-mato-grossenses a adotarem o carbono zero, ou seja, que os promotores também façam a neutralização do carbono”, destacou o presidente da Fiems, Sérgio Longen, explicando que o Projeto do Carbono Zero já faz parte da política de algumas empresas na busca pela neutralização da emissão de gases do efeito estufa.
No caso específico da Expo-MS Industrial 2010, uma empresa será contratada pela Fiems para calcular a emissão de gás carbônico (CO2), levando em consideração o fluxo de pessoas presentes ao Albano Franco, energia elétrica consumida, quantidade de dias do evento, horários de funcionamento, veículos presentes à feira, entre outros. “Essa empresa apresentará um índice de emissão de CO2 da Expo-MS Industrial e a Fiems fará após o evento a compensação com o plantio de uma determinada quantidade de árvores em área a ser determinada posteriormente”, detalhou Bergson Amarilla, superintendente do IEL e coordenador da Feira.
Na prática, conforme Bergson Amarilla, o Projeto Carbono Zero é um tipo de crédito, se a feira lança uma determinada quantidade CO2 na atmosfera durante a sua realização, ela deverá compensar o desequilíbrio neutralizando uma outra quantidade presentes na atmosfera, ou seja, funcionando como uma espécie de balança ecológica. “Esse projeto já é conhecido por empresas e escolas dos Estados Unidos e Europa, sendo adotado recentemente por empresas e entidades no Brasil. É claro que é difícil chegar a uma quantidade específica de poluentes emitidos pelas indústrias, talvez seja impossível chegar a uma equação matemática, mas o importante é que a conscientização garanta o equilíbrio da Terra”, analisou.
Dinâmica
Com cerimônia de lançamento programada para o dia 25 de fevereiro no Albano Franco, a Expo-MS Industrial 2010 contará com 161 estandes sem contar o espaço destinado aos patrocinadores - CNI (Confederação Nacional da Indústria), Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado), Fecomércio (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul) e Banco do Brasil, além das prefeituras de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Rio Verde de Mato Grosso. Também já foram acertadas as participações da Via Blumenau e Vetorial Siderurgia e está em negociação as participações do Governo do Estado, Vale, MMX, Petrobras, Marfrig, Bertin, Fibria, IP, Enersul, Grupo Avanti, Corttex e Fatex, Universo Íntimo, Klin Calçados, Pampili Calçados, entre outros.
Ainda no lançamento do evento, será disponibilizada uma maquete da Feira para que as pessoas presentes possam ter uma noção de como ficará o Centro de Convenções e Exposições durante a Expo-MS Industrial. “É uma das melhores oportunidades para valorizar ainda mais os investimentos das empresas instaladas no Estado, agindo como um espaço inteiramente dedicado à realização de negócios, ao apoio de empresários e ao fortalecimento da atividade”, disse o presidente da Fiems, informando que nesta segunda edição serão entregues a comenda Gran Colar do Mérito Industrial de Mato Grosso do Sul e quatro medalhas do Mérito Industrial, que serão concedidas anualmente às personalidades que se destacam para o desenvolvimento da indústria do Estado.
A exemplo de 2008, quando a feira movimentou R$ 30,5 milhões em negócios e atraiu 30 mil pessoas, a edição deste ano terá a participação de diversos segmentos da indústria, tais como açúcar e álcool, alimentos, frigoríficos, celulose e papel, construção civil, cerâmico, embalagem, energia, financeiro, crédito, gráfico, farmacêutico, químico, metalmecânico, máquinas, equipamentos, mineração, montagens industriais, moveleiro, transporte, logístico, vestuário, têxtil, couro, calçados e inovação tecnológica, além do Governo do Estado e de diversas prefeituras. Ela também disponibilizará informações sobre crédito e linhas de financiamento especiais oferecidas à indústria, arena empresarial, palestras, lançamentos de produtos, serviços e novas tecnologias, lounge empresarial, entre outros.
A Expo-MS Industrial 2010 também com um site que pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.expoms2010.fiems.org.br. “O novo site é moderno e dinâmico, oferecendo uma linguagem de fácil acesso para os diversos segmentos industriais do Estado e também do resto do País. Quem acessá-lo encontrará as informações de forma ágil, pois o site tem muita visibilidade”, analisou o coordenador da Feira, destacando o novo, moderno e dinâmico layout do site, o que facilita o acesso, permitindo que os industriais possam conseguir as informações sobre a feira.
Serviço - Mais informações sobre a Expo-MS Industrial 2010 podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico www.expoms2010.fiems.org.br