Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025


Economia Segunda-feira, 30 de Março de 2009, 11:22 - A | A

Segunda-feira, 30 de Março de 2009, 11h:22 - A | A

Fiems comemora 30 anos com investimetos de R$ 35 milhões

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, lança hoje (30/03), a partir das 19h30, no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, um conjunto de ações para atender empresários e trabalhadores, entre elas, a Escola da Construção de Campo Grande, que vai qualificar a mão-de-obra da construção civil em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura para reduzir o déficit do setor.

As ações comemorativas aos 30 anos da Fiems e aos 60 anos do Sesi e Senai totalizam investimentos de R$ 35 milhões para efetivar 37 mil atendimentos, beneficiando 86 mil pessoas e 818 empresas durante o ano de 2009. Segundo Sérgio Longen, as ações têm o mérito de contribuir para enfrentar e vencer os novos desafios impostos pela atual economia. "Elas estão repletas de benefícios e vão contribuir para a geração de emprego e renda, além de ajudar os municípios," ressaltou, completando que, tão amplas quanto diversificadas, as ações vão atender as diferentes demandas das regiões do Estado.

A Escola

Para desenvolver o projeto, a Fiems necessita de uma área de 25 mil metros quadrados, sendo cerca de 3,4 mil metros quadrados apenas de área construída. Além das salas de aula, a Escola da Construção contará com biblioteca, mini-auditório, refeitório e laboratórios específicos para cada área. Ela vai atuar na área de educação profissional e serviços técnicos e tecnológicos com meta de qualificar, até 2011, dez mil trabalhadores.

No ano passado, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, fez a doação de um terreno de seis mil metros quadrados próximo ao Aeroporto Internacional da Capital, mas já se comprometeu em conseguir outra área que atenda as demandas do setor. O Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção de Mato Grosso do Sul) também integra o movimento para solucionar a falta de mão-de-obra qualificada.

Fiems Inova

Entre as ações que serão lançadas nesta segunda-feira está o Fiems Inova, que reúne um conjunto de 12 projetos para ampliar a participação dos diretores na Federação, além de dar sustentação aos objetivos estratégicos do Sistema Indústria no Estado. Estes projetos são: Eficiência Energética, Estruturação da Área de Vendas Industriais, Gestão Logística, Melhores Práticas de Gestão em Recursos Humanos, Missões Empresariais, Programa Alimentos Seguros, Planejamento e Gestão Empresarial, Planejamento Tributário Empresarial, Projeto Construir, Relações do Trabalho e Avaliação de Risco, Senai Solidário e Software de Gestão Industrial.

Gratuidade e Colher na Massa

A gratuidade de Sesi e Senai para educação básica e profissional são outra importante atividade para este ano, ampliando as oportunidades de acesso ao emprego. Apenas na EJA (Educação de Jovens e Adultos), o Sesi disponibilizou cerca de 500 vagas, enquanto o Senai oferece 5,3 mil vagas, sendo 3,4 mil em 27 cursos de qualificação e cerca de 1,9 mil para os curso de aprendizagem industrial.

Ainda na área de qualificação gratuita, o Senai já iniciou o Projeto Colher na Massa, que vai capacitar 800 profissionais para o setor da construção civil na Capital, ampliando as atividades com ações móveis junto a outros municípios.

Bibliotecas

Com a continuidade da Indústria do Conhecimento, que no ano passado implantou 15 bibliotecas em 12 municípios - Corumbá, Três Lagoas (duas), Sidrolândia, Aquidauana, Campo Grande (três unidades), Ponta Porã, Nova Andradina, Rio Verde de Mato Grosso, Naviraí, Bataguassu, Costa Rica e Iguatemi -, a Fiems vai construir mais 10 unidades neste ano.

Cada unidade possui um acervo de 1,6 mil livros, dezenas de DVDs e CDs e dez computadores com acesso à Internet. Das outras dez unidades que serão construídas neste ano, cinco já estão definidas para as cidades de Dourados (duas), Paranaíba, Ribas do Rio Pardo e São Gabriel do Oeste, enquanto as outras cinco ainda aguardam definição.

Sesi Total e Volta das Nações

As incluem ainda a construção do Sesi Total em Campo Grande e Três Lagoas para disponibilizar às indústrias e industriários o mais completo espaço de formação da cidadania. Na Capital, o Sesi Total vai funcionar onde hoje está localizado o Clube do Trabalhador, enquanto em Três Lagoas ele será construído em terreno que já foi doado pela Prefeitura.

O presidente da Fiems informa que também serão modernizadas e reformadas as unidades móveis do Sesi e Senai, bem como os prédios das duas instituições localizadas no município de Corumbá, para melhorar e agilizar os serviços e atendimentos.

O Sesi ainda vai promover a “Volta das Nações”, a primeira meia maratona internacional de Campo Grande, com percurso de 21 quilômetros, com a largada e a chegada no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, contornando o Parque dos Poderes, Parque das Nações e Parque do Sóter. A competição vai ser realizada no dia 11 de outubro com participação de atletas nacionais e estrangeiros.

Qualificação Fornecedores

O IEL também vai promover várias ações durante o ano, como a continuidade do PQF (Programa de Desenvolvimento e Qualificação Fornecedores) em Três Lagoas para qualificar micro, pequenas e médias empresas fornecedoras para atender a demanda da IP (International Paper) e VCP (Votorantim Celulose e Papel), via aperfeiçoamento da gestão.

Outra ação é o Programa de Internacionalização das Micros e Pequenas Empresas, que é um procedimento estratégico para melhorar os processos e produtos do setor cerâmico do Estado para atender as exigências do mercado europeu, e a Bolsa de Resíduos, que vai estimular a negociação de resíduos sólidos entre as empresas de mato grosso do sul, via balcão virtual no novo site da Fiems, também lançado neste ano e que faz parte das ações de comemoração aos 30 anos da entidade.

(Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS