Campo Grande 00:00:00 Domingo, 20 de Abril de 2025


Economia Quinta-feira, 07 de Abril de 2011, 16:48 - A | A

Quinta-feira, 07 de Abril de 2011, 16h:48 - A | A

Impacto do aumento da energia cairá sobre assalariados

Valquíria Oriqui - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O aumento da tarifa de energia elétrica, de 17,56%, terá impacto sobre os assalariados, conforme a visão da Associação de Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul (Abccon-MS). Segundo Maria Rita Barcelos, coordenadora de serviços públicos da entidade, o aumento é bem acima da inflação o que acarretará impacto aos trabalhadores assalariados.

Segundo Maria Rita a entidade participa da elaboração de um documento que será entregue à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em audiência que acontecerá em Brasília. Ela afirma que a entidade questiona também o aumento menor para as indústrias – que foi de 14% - e maior para o consumo residencial.

Maria Rita ressalta que as conseqüências são maiores para os de baixa renda, uma vez que também os comerciantes, além dos industriais, repassam o aumento para os produtos. Ela vê um impacto direto na realidade do consumidor de baixa renda, cujos reajustes salariais ou de aposentadorias têm ficado bem abaixo do aumento da tarifa de energia, isso sem contar os reajustes de outros serviços, como do transporte coletivo.

Ela afirma que ocorreu ontem uma reunião do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica (Concen), que vai cobrar em Brasília explicações para o aumento.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS