Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024


Economia Quarta-feira, 16 de Novembro de 2022, 19:19 - A | A

Quarta-feira, 16 de Novembro de 2022, 19h:19 - A | A

Levantamento

Mato Grosso do Sul teve a maior taxa de crescimento do país em 2020 durante a Covid-19

Estado ocupa o 1º lugar no ranking com 0,25% de variação do PIB

Elaine Oliveira
Capital News

Deurico/Capital News

Uso de máscara ao ar livre não é mais obrigatório em Mato Grosso do Sul

Pesquisa os anos de 2019 e 2020 duranta a pandemia da Covid-19

Mato Grosso do Sul está entre os três estados que tiveram um bom desempenho durante o período da pandemia da Covid-19, conforme o levantamento do PIB (Produto Interno Bruto) realizado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

Das 27 unidades da federação, 24 registraram encolhimento de suas economias, com taxas negativas. Mato Grosso do Sul registrou 0,25%; Roraima com 0,12% e MT, com 0,01%. O valor do PIB (Produto Interno Bruto) sul-mato-grossense gerado em 2020 foi de R$ 122,62 bilhões, com um PIB per capita de R$ 43.649,17, o quinto maior valor per capita entre todos os Estados brasileiros.

Portal MS

Mato Grosso do Sul teve a maior taxa de crescimento do país em 2020 durante a Covid-19

Dados são com relação aos anos de 2019 e 2020

Chico Ribeiro/Portal MS

Mato Grosso do Sul teve a maior taxa de crescimento do país em 2020 durante a Covid-19

Jaime Verruck titular da Semagro

“Esse resultado do PIB confirma que a estratégia do Prosseguir foi correta. É um crescimento pequeno, mas quando nós observamos que, das 27 unidades de federação, 24 tiveram um encolhimento de suas economias e somente Mato Grosso do Sul e outros dois Estados tiveram taxas positivas de crescimento, isso mostra que nós tivemos políticas públicas adequadas. Mostra que nós não somos uma ilha, que nós não somos fechados, que nós interagimos com o mercado internacional, com o mercado local e mostra para o país que o Mato Grosso do Sul teve uma ação correta em 2020”, disse via assessoria o secretário da Semagro, Jaime Verruk. 

 

De acordo com o relatório do PIB de 2020 entre os grandes setores, a única taxa de crescimento real negativa ocorreu no Setor Terciário, com -3,64%, influenciado principalmente pelos setores de serviços, onde se destacaram os segmentos de Alojamento e alimentação, cuja variação em volume foi de -23,4%, e Serviços domésticos, com variação de -17,3%. Aqui o resultado é devido ao impacto da pandemia de Covid-19 sobre este setor. O relatório ainda mostra que os setores da agropecuária e da indústria apresentaram bons resultados em 2020, com variações de volume de 14,56% e 0,03%, respectivamente. Esses números são resultados de um ano favorável para a agropecuária em geral, refletido nas safras de soja, na produção da silvicultura e na criação pecuária em geral, bem como pelo lado da indústria, sobretudo no setor de celulose e de fabricação de álcool, que representam grande parcela da nossa indústria de transformação.

Portal MS

Mato Grosso do Sul teve a maior taxa de crescimento do país em 2020 durante a Covid-19

Entre os setores que se destacaram neste periodo o agronegócio ocupa o 2º lugar

“Em 2020 estávamos em uma rampa de crescimento de investimento privado e o Governo do Estado teve a capacidade de equilibrar esse crescimento econômico com a saúde da população. Esse resultado do PIB nos mostra que houve uma estratégia diferenciada. Mantivemos o avanço do setor privado, mantivemos a captação de investimentos externos e sabíamos que alguns setores não tinham como não ser impactados, como é esse é o caso dos Serviços, principalmente alojamento e alimentação. Mesmo assim, Mato Grosso do Sul adotou uma estratégia correta de equilíbrio entre saúde e crescimento, priorizando a vida das pessoas, mas mantendo as atividades econômicas”, finalizou Verruck.

 

• Leia também:
 Agropecuária de Mato Grosso do Sul apresenta maior variação no PIB

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS