O governador André Puccinelli (PMDB) abriu as discussões sobre o Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT), realizadas na manhã desta terça-feira (9), que contou com a presença do secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato. O evento será no Centro de Convenções Albano Franco, nos altos da Avenida Mato Grosso.
Para André, “o plano é importante para o Mato Grosso do Sul, que tem uma equipe afinada com as vontades dos municípios e com desejo de globalização do Estado”.
Ele reforçou que os diversos modais de transporte devem ser utilizados em seu total potencial e isso ainda não ocorre em Mato Grosso do Sul. Mas, citando que com a construção do aeroporto de cargas a ser construído em Campo Grande, o Estado “através de sua capital, será o centro logísticos das Américas”.
André diz que espera que todos os modais de transporte sejam melhorados
Foto: Deurico/Capital News
Segundo o secretário de Estado de Obras Públicas e Transporte, Edson Giroto (PR), os modais realmente são subutilizados, principalmente, o hidroviário. “A Paraná/Tietê, por exemplo, transporta 4 milhões de toneladas, mas tem capacidade de transportar 30 milhões.”
Já o secretário Marcelo Perrupato, diz que Mato Grosso do Sul tem potencial de crescimento e precisa investir em infraestrutura. “O Brasil da costa leste é o do passado. No Mato Grosso do Sul, particularmente, a taxa de crescimento está cima da média nacional e a logística é um desafio permanente. O perfil do estado está mudando de ser só agricultura e pecuária para ser industrial. É um processo que já não tem fim.”
Secretário Marcelo Perrupato diz que MS cresce mais que a média nacional e que logistica é desafio constante
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Para o presidente das Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, as decisões tomadas a partir do seminário serão benéficas para a economia do Estado. El diz que os custos com transporte geram em média 25% de acréscimo no produto que chega ao consumidor.
O objetivo do seminário é atualizar as demandas de investimentos em infra-estrutura de transportes, com vistas à preparação do Programa Plurianual (PPA) 2012-2015 que será enviado ao Congresso Nacional até meados de 2011. Paralelamente, as reuniões visam também organizar um programa de investimentos, envolvendo ações e obras prioritárias necessárias para melhor qualificar a logística do País no deslocamento da população e na movimentação de cargas, seja nos fluxos do abastecimento interno, seja no seu comércio exterior.
Escoamento da produção
São 21 usinas sucroalcooleiras. Isto coloca o Mato Grosso do Sul como terceiro no ranking nacional na produção de açúcar e álcool, atrás de São Paulo e Goiás.
André foi claro que a melhoria de todos os modais farão com que o Estado exporte mais. “Vamos fazer com que os produtores economizem tempo e dinheiro. Com hidrovias, por exemplo, e ferrovias que começam a ser recuperadas, nossos produtos vão se tornar mais competitivos nos mercados asiático e europeu.”
“Hoje, no mercado, há uma competitividade que se vence nos centavos”, disse, antes.
André fala de expectativa durante evento no Centro de Convenções Albano Franco
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Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)