O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que inaugura amanhã (13) seu Espaço de Divulgação, na Casa da Indústria, na Capital, tem como meta captar R$ 100 milhões em projetos nos próximos 180 dias em Mato Grosso do Sul. “O BRDE vem para fazer a diferença, o Governador André Puccinelli confirmou o investimento. Estamos dispostos a trazer toda nossa experiência de 47 anos para Mato Grosso do Sul e somar esforços com o Governo do Estado, para que possamos ter um Estado mais desenvolvido, com mais distribuição de renda, geração de renda e de trabalho”, avalia a representante do BRDE em Mato Grosso do Sul, Lindamir Teresinha Verbiski.
De acordo com a representante do BRDE, o crédito está disponível para os empresários de qualquer segmento, inclusive o produtor rural, para investimento em empresas de qualquer porte, das micros até os grandes empreendimentos. Não há valores mínimos ou máximos estipulados. Os empresários dos municípios do interior do Estado podem solicitar uma visita da equipe técnica através do telefone 3382-2660.
Ao contrário dos bancos comerciais, continua Lindamir, que recuaram com a crise mundial, tornando o crédito mais caro, o BRDE está abrindo novas representações e expandindo suas fronteiras. “Temos uma filosofia que as crises são cíclicas e essa crise vai acabar e quando acabar o empresário que já estiver com sua estrutura montada vai sair na frente daquele que esperar para investir na sua empresa, ampliação ou implantação quando a crise acabar”, alerta.
Outro aspecto diferenciado e vantajoso para a classe empresarial é que o banco não possui conta corrente e outros produtos oferecidos, como os seguros. “É um banco de desenvolvimento, o que é uma vantagem para o empresário já que como não há outros tipos de produtos, o custo do dinheiro é bem menor que os bancos comerciais, que vendem esses produtos juntos com os financiamentos de longo prazo”, esclarece a representante do banco, lembrando que os prazos também são mais longos.
Como funciona
O processo todo se inicia com uma carta de pedido de financiamento e alguns documentos básicos, como ficha cadastral, contrato social e os balanços. A relação de documentos está disponível no site do BRDE www.brde.com.br. A equipe do espaço de Mato Grosso do Sul, composta por dois técnicos do governo estadual e dois funcionários da agência do Paraná, vai promover todo o contato inicial com o empresariado, como orientação e arrecadar os documentos.
Os projetos são encaminhados para a agência no Paraná, que terá toda a infraestrutura para fazer a análise do projeto, a contratação e a liberação de recursos. “O prazo de análise é eletrônico, é o mesmo que nos outros estados. Queremos que aqui seja até mais rápido”, conta Lindamir. Os juros do BRDE, conforme a representante, são mais baixos que os oferecidos no mercado já que os mesmos praticados pelo sistema BNDES.
Serviço: Telefone do Espaço de Divulgação do BRDE em Mato Grosso do Sul para informações ou agendar visita é o (67) 3382-2660. (Com informações da Assessoria)