Roberto Dziura Jr/AEN-PR
Ponte sobre o rio Paraná ficará nessa localização e deve encurtar trajeto para escoar produção sul-mato-grossense que sai do país pelo porto de Paranaguá, um dos principais do país
Uma ponta que deve ter em média dois quilômetros de extensão, ligando os Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná deverá ser construída como forma de criar mais um corredor logístico entre os Estados. O primeiro edital do projeto para a construção da ponte sobre o Rio Paraná, vai ligar os municípios de Taquarussu (MS) e São Pedro do Paraná (PR). A licitação está aberta e refere-se à elaboração dos estudos de viabilidade.
As informações são do portal de notícias do governo do Estado e dão conta que o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), um documento que baliza todas as demais ações para a construção da ponte, foi feito por meio de edital lançado pelo governo paranaense.
"É um projeto custeado por Itaipu, fruto da relação entre os governos de Mato Grosso do Sul e do Paraná. Essa rota é mais um acesso entre os dois estados, fundamental para o desenvolvimento da região sudeste de Mato Grosso do Sul, no Vale do Ivinhema", destaca o governador Eduardo Riedel ao comentar a nova ponte.
Por se tratar de uma rota que, segundo ele, estimula o desenvolvimento dos municípios mais próximos, além de Taquarussu, os vizinhos como Batayporã, também serão beneficiados.
A licitação para contratar o estudo será na próxima terça-feira (31), por meio de um pregão eletrônico - sistema onde os lances são feitos e vence quem der o menor lance. O preço máximo estipulado é de R$ 2,9 milhões.
De acordo com o titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, a ligação é de vital importância para Mato Grosso do Sul, pois criará um novo corredor de transporte para o escoamento da produção agrícola entre os dois estados, encurtando o caminho até o porto de Paranaguá. Atualmente, esse transporte é realizado via Maringá.
"Esta obra, angariada por nós no ano passado, é de extrema importância para Mato Grosso do Sul, já que ajuda a desafogar o tráfego de caminhões, principalmente de grãos, e também vai promover o maior desenvolvimento econômico da região", frisa Verruck.
A nova ligação promete encurtar e diminuir custos do escoamento agrícola até o porto de Paranaguá. Atualmente, o trajeto precisa ser contornado por São Paulo, na barragem em Primavera, que conta com tráfego lento e restrição de peso para caminhões.
O prazo para conclusão do EVTEA será de 18 meses. Nesse estudo será apontado vantagens, desvantagens, impulso no desenvolvimento socioeconômico da região, possíveis impactos ambientais, além das técnicas de engenharia a serem aplicadas.
"É um estudo complexo, que visa encontrar o melhor traçado, da maneira mais sustentável e com menor impacto ambiental. A ponte será um importante ponto de interligação entre as regiões Sul e Centro-Oeste do país. É uma obra que irá trazer desenvolvimento para todos, fomentando investimentos, turismo, entre outros", afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti.
A proposta para o trajeto também prevê no lado paranaense a restauração de 19,8 km da PR-577, incluindo a construção de um contorno em Porto São José, distrito do município de São Pedro do Paraná. Já no perímetro sul-mato-grossense, devem ser implantados 30 km da rodovia MS-473, além de um viaduto de acesso em Taquarussu.