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Ensino Fundamental em Tempo Integral é destaque no Programa Escola da Autoria

Ao todo, 29 unidades escolares, em 17 municípios, são responsáveis pelo atendimento à quase cinco mil estudantes matriculados nas duas etapas do Ensino Fundamental

Leonardo Barbosa
Capital News

SED/Divulgação

Ensino Fundamental em Tempo Integral é destaque no Programa Escola da Autoria

O programa Escola da Autoria, criado em 2015, elevou a ideia do Ensino em Tempo Integral à um novo patamar. Com a proposta, o estudante se tornou protagonista, passou a conviver de forma mais ativa no ambiente escolar e ganhou novas perspectivas com disciplinas que aliam as teorias da sala de aula com as práticas do cotidiano. Se no Ensino Médio o Programa se tornou referência, no Fundamental não foi diferente.

 

Atualmente, a Secretaria de Estado de Educação (SED) trabalha com 29 escolas, da Rede Estadual de Ensino (REE), que ofertam as vagas para o Ensino Fundamental em Tempo Integral em MS. Se em 2018 o número de estudantes era de 4,5 mil, em 2019 as Escolas da Autoria do Ensino Fundamental já são responsáveis pelo atendimento à quase cinco mil estudantes, matriculados nas etapas dos anos iniciais (até o 5º ano) e anos finais (6º ao 9º). Número esse que pode aumentar no decorrer no ano.

 

Com o passar dos anos, a proposta é refinada de acordo com as avaliações de todas as escolas que participam do Programa e, em 2019, uma das novidades foi a inserção de disciplinas e práticas adotadas no Ensino Médio, com o objetivo de familiarizar os estudantes com o modelo já adotado na outra etapa.

 

Destaque em todas as unidades, a acolhida temática é uma prática de rotina nas escolas que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral e chamou a atenção de quem ainda não fazia uso da prática. Novidades que também agradaram os coordenadores, pensando na organização e planejamento escolar.

 

Pensamento nas práticas e também na gestão dos profissionais. Com a implementação do Ensino em Tempo Integral, o professor passa mais tempo na escola e – assim como os estudantes – se envolve ainda mais com o modelo.

 

 

Outra importante característica das unidades que trabalham com o Ensino em Tempo Integral no programa Escola da Autoria, as Disciplinas Eletivas ganharam mais aceitação dos estudantes com a inclusão de práticas que modificam o processo de escolha. Durante o trabalho da escola, o envolvimento dos jovens passa por três etapas: manifestação do interesse, decisão pela disciplina e engajamento nas aulas.

 

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