Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025


Educação Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025, 07:00 - A | A

Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025, 07h:00 - A | A

UFMS

Treinamento prepara acadêmicos de medicina para conhecerem as rotinas do hospital da UFMS

Ação teve como objetivo promover a integração dos estudantes ao ambiente hospitalar

Da Redação
Capital News

Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), integrante da Rede Ebserh, promoveu o primeiro “Treinamento Introdutório” com os acadêmicos do 5º e 6º ano do curso de Medicina da UFMS.

Organizado pela Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão (Ugete), o treinamento realizado no dia 13 de janeiro de 2025 teve como objetivo apresentar a estrutura, processos, programas, normas e rotinas do hospital, a fim de promover a integração dos estudantes ao ambiente hospitalar.

Durante a capacitação, os acadêmicos receberam orientações detalhadas sobre a organização e funcionamento das unidades assistenciais, práticas de controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, segurança do paciente, gerenciamento de resíduos, biossegurança, e condutas éticas em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Também foram abordadas noções do Código de Ética e Conduta da Ebserh, entre outros temas fundamentais para o bom desempenho das atividades no hospital.

O treinamento, de caráter obrigatório, é direcionado a todos os acadêmicos que iniciam atividades de estágio ou prática no Humap-UFMS/Ebserh. Com a inclusão das turmas de Medicina, a Ugete almeja alcançar 100% dos acadêmicos treinados antes do início das atividades no hospital.

Novas edições do treinamento estão previstas para ocorrer ainda no primeiro semestre de 2025. Essa iniciativa é fruto da parceria entre a Faculdade de Medicina da UFMS (Famed) e a Gerência de Ensino e Pesquisa do Humap-UFMS/Ebserh, reforçando o compromisso com a formação qualificada dos futuros profissionais de saúde.

Para o gerente de ensino e pesquisa, Oleci Pereira Frota, disse via assessoria, que a iniciativa garante ao acadêmico uma atuação mais segura. “Essa iniciativa prepara o acadêmico para iniciar suas atividades no Humap com mais segurança e eficácia e, portanto, trará benefícios significativos para acadêmicos, preceptores, instituições e, principalmente, para os pacientes”, afirmou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS