Mato Grosso do Sul iniciou sua participação nos Jogos da Juventude 2024, em João Pessoa (PB), com ótimas conquistas no quadro de medalhas. No primeiro bloco de competições, que terminou na segunda-feira (18), os jovens atletas do estado subiram ao pódio em modalidades como ginástica rítmica, judô, tênis de mesa, taekwondo e ciclismo.
Um dos destaques foi a conquista histórica de Ana Júlia Borges, de 13 anos, de Campo Grande, que ganhou a medalha de bronze na prova de maças da ginástica rítmica. A vitória foi inédita para o estado na modalidade. Emocionada, Ana Júlia comentou sobre a importância da conquista, destacando os aprendizados que teve com a experiência, como disciplina e foco.
Outro grande nome da competição foi a judoca Mariana Piveta Giachini, de 16 anos, de Dourados, que conquistou a medalha de ouro na categoria até 70 quilos. Mariana, que é beneficiária do programa Bolsa Atleta, também destacou a importância de representar Mato Grosso do Sul e a qualidade da estrutura do evento.
Até o momento, Mato Grosso do Sul acumula 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024, sendo uma de ouro, quatro de prata e nove de bronze. A delegação sul-mato-grossense, composta por 155 atletas, segue na competição até o dia 28 de novembro. A participação é organizada pela Fundesporte, com apoio do Governo do Estado.