Quarta-feira, 20 de Agosto de 2008, 08h:16 -
A
|
A
Brasil ainda tem chances de ganhar medalhas em Pequim
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) (WJ)
A cinco dias do fim dos Jogos Olímpicos de Pequim, o Brasil está com apenas seis medalhas (uma de ouro e cinco de bronze). Mas, como o fim dos esportes coletivos está próximo, os ouros podem começar a aparecer. As maiores chances são no futebol feminino, no vôlei feminino e no vôlei de praia masculino.
Outros esportes tradicionais para o brasileiro podem render medalhas. Robert Scheidt e Bruno Prada, na classe Star da vela, ainda têm chances de ouro. O vôlei masculino, por sua vez, começou cambaleante, mas conseguiu se recuperar. Maurren Maggi e Jadel Gregório estão em boas condições nos saltos em distância e triplo, respectivamente.
Confira as chances dos brasileiros nos últimos cinco dias:
Futebol
- Feminino
Após golear, com direito até a gritos de “olé”, a Alemanha por 4 a 1, o Brasil vai em busca do sonhado ouro na final contra o mesmo rival de quatro anos atrás: os Estados Unidos. A seleção já derrotou a rival na final do último Pan-Americano e na semifinal do Mundial da Fifa.
Quinta - 21/8 - 10h - Brasil x EUA (ouro)
- Masculino
Após a acachapante derrota para a Argentina, a seleção luta pelo bronze contra a Bélgica. O Brasil venceu o rival por 1 a 0 na primeira fase e tem tudo para repetir o triunfo. Isso se o desânimo não atrapalhar.
Sexta - 22/8 - 8h - Brasil x Bélgica (bronze)
Vôlei
- Feminino
A seleção brasileira ainda não perdeu sets nas Olimpíadas de Pequim e é tida como a principal favorita para o título. É torcer para que o desequilíbrio emocional não apareça na hora decisiva, como em Atenas e no Pan do Rio de Janeiro.
Quinta - 21/8 - 9h - semifinal - China x Brasil
Sábado - 23/8 - 1h30m - disputa do bronze
Sábado - 23/8 - 9h - final
- Masculino
A derrota na semifinal da Liga Mundial para os Estados Unidos tirou um pouco dos homens o status de favorito. E um tropeço na primeira fase deixou os torcedores aflitos. Mas a tradicional força do time de Bernardinho deverá aparecer na fase decisiva.
Quarta - 20/8 - 9h - quartas-de-final - China x Brasil
Sexta - 22/8 - 9h - semifinal
Sábado - 23/8 - 23h - disputa do bronze
Domingo - 24/8 - 1h30m - final
Vôlei de praia
- Masculino
Marcio e Fábio Luiz surpreenderam na semifinal e vão enfrentar uma dupla forte, a americana Rogers/Dalhausser, na decisão. Na disputa pelo bronze, os experientes Ricardo e Emanuel são favoritos diante de Renatão e Jorge, os brasileiros que defendem a Geórgia.
Quinta - 21/8 - 22h - disputa do bronze
Sexta - 22/8 - 0h - final
- Feminino
Após perderem na semifinal para Walsh e May, Renata e Talita deverão ter um trabalho mais fácil contra Xue e Zhang Xi, da China. Só a torcida, que deverá comparecer em peso para apoiar a dupla da casa, poderá virar este jogo.
Quarta - 20/8 - 22h - disputa do bronze - Renata/Talita x Xue/Zhang Xi (CHN)
Vela
A única esperança de medalha que resta na vela é com Robert Scheidt e Bruno Prada na Star. Eles passaram para a regata da medalha na terceira colocação, mas estão muito atrás dos líderes.
Quinta - 21/8 - 2h - Star - regata da medalha - final
Atletismo
Jadel Gregório é a esperança do Brasil no salto triplo e tem chances de conseguir um bronze ou uma prata. Já Maurren, no salto em distância, pode chegar até ao ouro, graças à eliminação da portuguesa Naide Gomes. Na maratona, Marílson dos Santos, José Teles e Franck Caldeira podem surpreender.
Quinta - 21/8 - 9h20m - salto triplo - masculino - final (Jadel Gregório)
Sexta - 22/8 - 8h20m - salto em distância - feminino - final (Maurren Maggi)
Sábado - 23/8 - 20h30m - Maratona - masculino (Marílson dos Santos, José Teles e Franck Caldeira)
Taekwondo
As chances do Brasil no taekwondo estão com Natália Falavigna, que já foi campeã mundial em sua categoria. Ela pode repetir o bom resultado nas Olimpíadas. Márcio Wenceslau e Débora Nunes correm por fora.
Quarta - 20/8 - 0h - Masculino (até 58kg) - Márcio Wenceslau
Quarta - 20/8 - 22h - Feminino (até 57kg) - Débora Nunes
Sexta - 22/8 - 22h45m - Feminino (até 67kg) - Natália Falavigna
Hipismo
Rodrigo Pessoa foi bem na fase classificatória e tem boas chances de conseguir o bicampeonato olímpico com Rufus. Bernardo Alves teve problemas e corre por fora com Chupa Chup. Como a pontuação é zerada, ele pode chegar bem.
Quinta - 21/8 - 8h30m - Final de saltos - Rodrigo Pessoa e Bernardo Alves (Fonte: Globo Esporte)