Campo Grande 00:00:00 Sábado, 05 de Abril de 2025



Esporte Quinta-feira, 25 de Setembro de 2008, 09:47 - A | A

Quinta-feira, 25 de Setembro de 2008, 09h:47 - A | A

Brasil vence o México na estréia da Copa América de vôlei masculino

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Um novo processo de renovação começou na seleção brasileira masculina de vôlei nesta Quarta-Feira (24). O Brasil deu o primeiro passo rumo ao Campeonato Mundial, na Itália, em 2010, e aos Jogos Olímpicos, em Londres, em 2012. No ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, a equipe vice-campeã olímpica superou o México por 3 sets a 0, parciais de 25/18, 25/16 e 25/20, em 1h10 de jogo. Esta foi a 250ª vitória de Bernardinho à frente da seleção.

Leandro Vissotto foi o maior pontuador da partida, válida pela primeira rodada do grupo B da Copa América 2008. O atacante marcou 12 pontos (nove de ataque, dois de bloqueio e um de saque).

“Apesar de muitos jogadores serem novatos na seleção brasileira, grande parte já têm uma experiência no exterior”, disse Leandro, que disputará sua terceira temporada na Itália. 

Hoje o Brasil enfrentará a Venezuela, a partir das 21h (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Sportv. O Brasil busca o quarto título na competição e o primeiro em território brasileiro.

Com uma média de 1,98m, a equipe brasileira chega renovada para esta Copa América. Do grupo que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, seis atletas estão nesta Copa América: o líbero Escadinha, o oposto André Nascimento, os ponteiros Dante e Murilo, o levantador Bruno Rezende e o meio-de-rede Rodrigão – capitão da equipe na competição.

O JOGO – Com o saque forçado do central Éder, o Brasil abriu boa vantagem no marcador no início do primeiro set: 6/2. No ace do oposto André Nascimento, o time brasileiro chegou ao primeiro tempo técnico à frente (8/3). A fragilidade da recepção da jovem equipe mexicana não conteve a força do saque, ataque e bloqueio do Brasil, que, apesar de alguns erros, administrou o placar e fechou a parcial em 25/18, no erro de levantamento do México.

O Brasil começou o segundo set com a mesma equipe da parcial anterior. O bloqueio virou uma muralha para a equipe mexicana. Com três pontos seguidos neste fundamento, a equipe marcou 5/2. O ataque de fundo pelo meio do ponteiro Dante selou o 16º ponto brasileiro na parcial contra oito dos rivais. Apesar da falta de entrosamento, a superioridade técnica e tática do Brasil ditou o ritmo do jogo. Na reta final, o técnico Bernardinho fez a inversão do 5 em 1 e colocou o oposto Leandro Vissotto e o levantador Daniel, no lugar de Bruno e André Nascimento.

Dante foi quem mais pontuou no segundo set, com cinco pontos, sendo quatro de ataque e um de bloqueio. Vitória do Brasil por 25 a 16, em 23 minutos. No set seguinte, a seleção brasileira manteve seu domínio para chegar à vitória por 25 a 20, em 26 minutos.

“É muito bom estar nessa fase nova, e estrear com vitória é sempre importante. A equipe ainda errou muito, o que é normal para pouco tempo de treino”, afirmou o capitão Rodrigão.

Esta é a sétima edição da Copa América. O Brasil é o país com mais títulos na história da competição. A seleção comandada pelo técnico Bernardinho foi campeã em 98, 99 e 2001. Os Estados Unidos conquistaram a medalha de ouro nas duas últimas edições – 2005, em São Leopoldo (RS) e 2007, em Manaus. Em 2000, em São Bernardo do Campo (SP), Cuba foi a equipe vencedora.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS