Pelo fato de não ter sido ainda aclamado como novo Presidente do Clube, o candidato de consenso dos Conselheiros, Estevão Petrallas, foi um tanto reticentes para falar a respeito da fase que poderá ser vivida pelo alvinegro, a partir do momento da eleição, que acontecerá neste dia 21, data em que o clube completará 76 anos de fundação.
Ético como sempre, Petrallas procurou se esquivar das perguntas mais contundentes e optou apenas por responder as que evidenciam que a intenção dos seus pares é a de trabalhar com o antigo jargão popular: “pés no chão”. Nada de pompas ou de promessas mirabolantes, mesmo porque no momento, o mais “Querido” da região Centro-Oeste requer toda atenção por parte dos futuros dirigentes.
“Ainda não estou no exercício do meu mandato. A eleição será no dia 21 (quinta-feira) e por isso, não posso falar ainda como Presidente. Mas caso seja eleito, como está previsto, a partir do momento da nossa posse que acontecerá no dia 1º de setembro, vamos implementar o trabalho que no momento a diretoria e eu, estamos planejando”, disse Petrallas.
Durante a visita feita na redação do site Capital News, o candidato e futuro presidente do clube alvinegro falou dos trabalhos que serão realizados no primeiro momento, mas com visão futurista, para o engrandecimento do clube no cenário nacional.
No primeiro momento, as atenções estão voltadas para a participação do time no Campeonato Estadual da Série B e para tanto, o plano de trabalho está definido, restando apenas colocá-lo em prática.
Para essa, competição que será, na avaliação do futuro Presidente, o primeiro degrau para a volta triunfal do clube no cenário estadual tudo já está definido, mas por questões óbvias ele não pode se aprofundar muito nos detalhes.
Antes de falar a respeito da preparação do elenco, Petrallas fez questão de lembrar as ações do atual presidente Toni Vieira, que muito contribuiu para o processo eleitoral e bem como, da manutenção dos benefícios federais, alcançado pelo clube na sua administração

O Futuro Presidente do Galo Estevão Pretrallas foi recebido pelo Empresário e futuro Diretor Executivo do clube Anderson Ramos
Foto: Reginaldo Coelho/Capital News
COMISSÃO TÉCNICA
Segundo Petrallas, os integrantes da comissão técnica e entre eles, o treinador do elenco, estão definidos e acertados financeiramente. Interrogado a respeito do futuro técnico, Estevão desconversou e pediu para se manter quieto e para tanto, voltou ao início da entrevista: “não posso falar, pois não sou o Presidente”, desconversou.
ELENCO
Também está certo que o futuro técnico alvinegro deverá trabalhar com um elenco formado por 25 jogadores e dos quais, cinco oriundos da categoria de base do time. Ele descartou a contratação dos chamados “medalhões” e para tanto, o elenco deverá ter, além dos atletas da categoria de base do time (sub-19) jogadores formados no Estado.
ORÇAMENTO
Para os quase três meses de competição – a série B será iniciada no dia 20 de setembro e a decisão será no dia 12 de dezembro, portanto um campeonato de apenas 77 dias – o orçamento do clube será de R$ 50 mil mês, receita essa que será levantada junto aos patrocinadores e para aumentar a renda, será criado um quadro dos sócios torcedores, que também poderão contribuir.
SELETIVA DA COPA VERDE
Parece que a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul vai convidar o Campeão e o vice-campeão da Série B para participar da Copa Governador, esta competição que irá dar vaga ao Campeão participar da Copa Verde de 2015. Isso é uma ideia do Presidente Francisco Cezário, se isso for confirmado iremos querer participar. Assim o clube não irá parar até começar os treinos para disputa da Séria A de 2015.
REPÚBLICA
Pelo fato de ser presidente em exercício no Clube Ypê, Petrallas, viabilizou junto aos demais diretores, a instalação dos jogadores de outras cidades nas dependências daquele clube que no primeiro será o Quartel General da equipe. No Ypê, os jogadores além de residirem, assinarão os seus contratos, concederão entrevistas, entre outros.
TREINO
Os treinamentos do time acontecerão no campo de futebol suíço do Dalpiaz, onde os jogadores da categoria sub-19, já utilizam diariamente. “Mas temos também outras alternativas. Mas prefiro ainda não falar nada a respeito, mesmo porque não está nada assinado”, disse.
“Teremos um time forte, competitivo e para tanto, o trabalho a ser apresentado, além de agradar será visto por todos os torcedores” sentenciou.
Dentro do planejamento elaborado cuidadosamente pelos futuros dirigentes, está ainda a idéia de levar o Operário para outras cidades do Estado e para tanto, as Prefeituras servirão como os elos. “Essa é a nossa intenção também, formar escolinhas de futebol nos municípios que queriam fazer conosco parcerias. Vamos apresentar aos Prefeitos o projeto. Vamos investir na categoria de base dentro dos municípios parceiros e assim, evitar que novos valores deixem o Estado e ganhem projeção em outros grandes centros”, afirmou.
SUB-19
A respeito da categoria sub-19, no primeiro momento Estevão Petrallas defendeu a manutenção da a parceria com a empresa Dalpiaz, onde os jogadores já treinam. “Nós (Operário) vamos contar com o apoio dele (Dalpiaz).
DÍVIDA
De acordo com o futuro Presidente do Operário, da enxurrada de ações trabalhistas até então existentes, hoje restam apenas quatro, mas os valores das ações ele não soube precisar.
FUTURO
Para o segundo momento, conforme ainda Petrallas, já com visão futuristas, o futuro Presidente, não descartou a volta para Série de Elite do futebol estadual e nela, mais ambições, que é a conquista do título estadual e assim à volta ao cenário nacional.
“Posso adiantar que o momento é outro. È outra atmosfera. Novos ares. Nesse momento, sinto uma energia positiva, com todos se ajudando, torcedores e dirigentes imbuídos de um só pensamento, que é o retorno triunfal do alvinegro no cenário futebolístico. Nesse novo momento, nova fase, não cabe mais incompetência”, afirmou.
Pelo fato de ter disputado uma vaga na Câmara Municipal de Campo Grande nas eleições de 2012, mas acabou sendo derrotado, antes de encerrar a entrevista concedida ao site Capital News, Estevão Petrallas garantiu que não pretende usar o clube como trampolim político.
Quanto à estréia do time no estadual da Segundona, no dia 20 de setembro, contra o Corumbaense, nem mesmo o fato de a sua esposa ser da Cidade Branca, diminuirá o ímpeto dele pedir ao elenco, uma maiúscula vitória para alavancar a fase a ser vivida pelo Operário.
A apresentação dos jogadores do elenco e dos integrantes da comissão técnica, será provavelmente no dia 22 próximo, um dia após a eleição.