Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Esporte Terça-feira, 08 de Setembro de 2009, 16:55 - A | A

Terça-feira, 08 de Setembro de 2009, 16h:55 - A | A

CBF diz que FIFA não excluirá nenhuma sede da Copa de 2014

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu nota afirmando que a Fifa não cortará nenhuma das cidades escolhidas para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Matéria publicada ontem em um dos maiores e mais respeitados jornais do país, a Folha de São Paulo, dizia que a entidade máxima do futebol analisava a possibilidade de retirar duas cidades.

Segundo a nota da CBF, no é verdade que "Executivos da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local) podem eliminar até duas cidades antes do fim do ano, reduzindo o total de sedes a dez". COL (Comitê Organizador Local) em momento algum admitiu reduzir o número de sedes para 10, nem sequer pensou em tal hipótese. O fato ainda de nenhum dos nove governos estaduais ter lançado o edital de licitação das obras das arenas do Mundial até a última segunda não significa atraso no cumprimento dos prazos exigidos pelo COL.

O importante para o COL é o início das obras para reforma ou construção dos estádios, o que está estabelecido para início de março, e não o lançamento de edital de licitação, que por isso mesmo foi abolido pelo Comitê na sua última reunião, nos dias 19, 20 e 21 de agosto. A reportagem da Folha de São Paulo dizia que Cuiabá poderá ser excluída das cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2010. O motivo para exclusão seria o atraso nas obras e a falta de dinheiro de algumas cidades. A cidade cuiabana é uma das principais.

Recentemente, a Polícia Federal prendeu algumas pessoas ligadas ao governo daquele estado que estavam envolvidas em irregularidades no repasse das verbas do PAC, dinheiro destinado para a reforma do local para receber os jogos. A Justiça entrou no caso e as obras estavam paralisadas.Conforme a reportagem, nenhum dos nove governos estaduais lançou o edital de licitação das obras das arenas. Por terem estádios privados, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre estão livres da exigência. Segundo a publicação, algumas cidades correm o risco de não receber os jogos. Cuiabá, por exemplo, já mudou o projeto duas vezes em apenas seis meses. Natal, Recife e Manaus são outras sedes que causam preocupações.

"Os executivos da Fifa também não gostaram de alguns projetos. Pelo menos duas cidades pretendem construir 'puxadinhos' em seus estádios para abrigar os jogos da Copa", escreveu o jornal, referindo-se a Salvador e Cuiabá. No último dia 31 de maio, em um congresso em Bahamas, a Fifa anunciou as cidades-sede para o Mundial de 2014: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Por Alessandro Perin (www.capitalnews.com.br)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS