A Copa Verde é uma competição que envolve clubes das regiões Centro-Oeste e Norte do país, além do Espírito Santo, e tinha o seu grande atrativo da garantia do campeão entrar direto na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues e sua diretoria de competições da CBF divulgou, nesta terça-feira (10), os documentos técnicos da Copa Verde 2025, incluindo Tabela Básica, Plano Geral de Ação e o Regulamento Específico da 12.ª edição desse torneio regional sem o artigo 5º que garantia a vaga ao Campeão na 3ª fase da Copa do Brasil de 2025.
Esse movimento da CBF, pegou de surpresa dirigentes dos clubes e algumas Federações que irão participar da competição que tem início previsto para o dia 22 de janeiro. Esse mesmo movimento foi realizado na Copa do Nordeste, que também não terá mais a vaga na 3ª fase da Copa do Brasil de 2025.
Confira o artigo abaixo do Regulamento da Copa Verde deste ano de 2024.
Art. 5º – O Clube campeão da COPA VERDE terá vaga assegurada na 3ª fase da Copa do Brasil de 2024. Caso este Clube venha a conquistar esta vaga por sua participação na CONMEBOL Libertadores de 2024 ou por outro critério constante no REC da Copa do Brasil de 2024, a vaga será destinada ao Clube vice-campeão da COPA VERDE, e assim sucessivamente.
Alguns Presidentes de clubes que irão participar da competição, foram procurar os Presidentes de suas Federações para tentar entender porque essa desvalorização ao Torneio Regional da Copa Verde. Os Presidente do Remo e Paysandu, foram até a Federação do Pará, ouvir o Presidente Ricardo Gluck Paul o motivo desta ação da CBF. O mandatário do Pará explicou o motivo desta alteração; "A diretoria de competições fez esse mecanismo para possibilitar melhorias no campeonato para 2026. Agora, há possibilidade de integração com a Copa do Nordeste e até uma possível vaga em torneio internacional".
Esse esclarecimento sobre motivos que levaram a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) excluir o artigo 5º do Regulamento da Copa Verde, foi reforçado na entrevista do presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul, na Rádio Liberal; "A CBF não tomou nenhuma decisão unilateral para retirar vagas. Nos campeonatos estaduais, existe o Regulamento Específico da Competição (REC), que define como as vagas são distribuídas. As mudanças planejadas para a Copa Verde eram desejadas para 2025, mas não puderam ser implementadas porque os RECs dos estaduais de 2024 já estabeleciam os critérios de classificação, o que limitou as ações da CBF", finalizou o presidente.
A competição Regional da Copa Verde tem início previsto para o dia 22 de janeiro. Operário Futebol Clube de Campo Grande, é o atual Campeão Sul-Mato-Grossense e vai enfrentar na primeira fase a equipe do Ceilândia/DF.