O novo ranking divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol traz novas interpretações sobre o peso para cada conquista dos clubes no futebol brasileiro e muda a colocação das equipes. De acordo com o novo sistema de pontuação, o Fluminense é o atual líder do ranking, seguido por Corinthians, Vasco e São Paulo.
A edição do Ranking 2013, que traz grandes mudanças na posição dos clubes e, conseqüentemente, na posição das federações, obedece a uma nova convenção de pontos, conforme explicado nos itens abaixo:
a) Um título de 2012 vale cinco vezes mais do que um de 2008 (critério de pesos 5/4/3/2/1, aplicados aos cinco anos mais recentes)
b) Somente consideramos as competições dos últimos cinco anos; nenhuma anterior entra na pontuação.
c) Há diferenças consideráveis entre as pontuações de um primeiro e um segundo lugar, dentre outros
d) Há o bônus aplicado aos clubes impedidos de pontuar na Copa do Brasil, por terem disputado a Copa Libertadores ou a Copa Sul-Americana.
De acordo com a CBF, a pontuação dos clubes, interfere diretamente na colocação das Federações no ranking. Mato Grosso do Sul ocupa atualmente a 21ª posição, atrás da Federação
Mato-Grossense 15ª, Paraíba, Maranhão, Amazonas, Sergipe e Acre. O Operário Futebol Clube que durante muito tempo ocupou a 37ª posição e que seus atuais dirigentes insistem em fazer referência, hoje ocupa a 203ª ao lado de clubes insignificantes como Progresso/RR, Legião/DF, Bacabal/MA e Engº Beltrão/PR.
O Esporte Clube Comercial fez apenas uma grande campanha na Copa do Brasil de 1995, chegando às quartas-de-final, ocupa a 180ª ao lado do Misto de Três Lagoas. O atual vice campeão Naviraiense ocupa a 111ª posição.
Cene o melhor de MS
Indicado para representar o Estado na Copa Verde, o Cene ocupa a 74ª, a melhor colocação de um time sul-mato-grossense no ranking do futebol brasileiro. O Furacão Amarelo terá mais uma oportunidade em 2014 par melhorar a sua colocação. Disputará terá três competições nacionais: A Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro da Série D e Copa Verde. Confira aqui a lista completa do ranking da CBF.

O Colorado outro "Grande" da capital amarga 180ª no ranking e não disputará nenhuma competição nacional
Foto: Reprodução Internet
Andre NM 18/10/2013
Enquanto o presidente da FFMS, o Sr. Cesário, que esta no poder à décadas não sair, nosso futebol não irá crescer, vai continuar o declínio, esse cara não entende nada de futebol, aliás só atrapalha. Fora Cesario.
jairop cesar 18/10/2013
viver do passado,aonde fazia futebol de verdade e bom mas isso e passado hje brincam de fazer futebol em,ms..
2 comentários