Rafael Costa
Comercial perdeu os jogos que disputou na primeira fase, sendo a goleada para o Cruzeiro o primeiro deles
A participação dos clubes sul-mato-grossenses na Copa São Paulo de Juniores, mais uma vez, foi decepcionante. O EC Comercial perdeu os três jogos que disputou pelo Grupo 10 e o União ABC somou uma vitória, um empate e uma derrota pelo Grupo 2, mas teve o mesmo destino do Colorado, a eliminação ainda na primeira fase.
Neste ano, o Comercial jogou na cidade de Penápolis e começou sendo goleado pelo Cruzeiro por 5 a 0. Depois derrotas para Penapolense-SP por 2 a 0 e Capivariano-SP por 3 a 1. Sem somar pontos, terminou na lanterna da chave que teve Cruzeiro e Capivariano classificados.
Já o ABC ficou perto da classificação no grupo disputado na cidade de Bálsamo. Começou com derrota para Mirassol-SP por 3 a 1 e, na segunda rodada, vencia a Chapecoense-SC por 1 a 0 até 50 minutos do segundo tempo, e acabou levando empate no último lance do jogo. Na terceira rodada, venceu o Inter de Minas por apenas 1 a 0, resultado insuficiente. Terminou com quatro pontos, junto com o time catarinense, mas atrás no saldo de gols (0 a -1).
Histórico
Marcos Freitas/Agência Mirassol
ABC perdeu para o Mirassol na estreia, se recuperou depois com empate e vitória, mas classificação não veio
Segundo levantamento feito pelo Arquibancada MS, o ABC é dono das últimas quatro vitórias de clubes do Estado na competição. Em 2020, na melhor campanha da história do clube, foram duas vitórias (sobre União Suzano-SP e São Raimundo-RR), já em 2022, a equipe superou o União Iacanga-SP e neste ano bateu o Inter de Minas. Antes, em 2019, o Aquidauanense FC venceu o Água Santa-SP na primeira fase.
Em toda história da Copinha, o União ABC é o segundo clube de MS com mais vitórias, com cinco em 13 jogos, mas com aproveitamento melhor que o Cene, clube que não está mais ativo, com seis vitórias em 21 jogos.