A temporada 2025 da Copa Truck tem início neste domingo (23) no Autódromo Internacional de Campo Grande, um dos circuitos mais exigentes do calendário. Com um traçado técnico e curvas de alta dificuldade, a pista desafia pilotos e equipes, especialmente no que diz respeito ao sistema de freios, que será colocado à prova sob altas temperaturas e asfalto abrasivo.
“No ano passado, registramos caminhões superando os 190 km/h na reta oposta durante os treinos em Campo Grande”, explica Francisco Jardim, engenheiro de Aplicação da Fras-le, empresa parceira da categoria. “Esse circuito possui dez curvas e oito pontos de frenagem, sendo que três trechos exigem redução brusca de velocidade, exigindo o máximo do equipamento”, detalha.
O trecho mais crítico do traçado é a Curva 1, onde os caminhões chegam a 180 km/h e precisam reduzir para 55 km/h em apenas cinco segundos. Nesse momento, as pastilhas de freio Fras-le operam sob temperaturas que podem superar os 800°C, garantindo potência e resistência para suportar a frenagem extrema.
Com a renovação da parceria com a Copa Truck, a Fras-le segue fornecendo pastilhas de alto desempenho para a categoria pelo sexto ano consecutivo. A empresa também investe no desenvolvimento de novas tecnologias no Movetech, seu centro de inovação em mobilidade, localizado em Caxias do Sul (RS).
A programação da Copa Truck em Campo Grande começa com treinos na sexta-feira (21), seguidos pela classificação no sábado (22), às 13h. As corridas acontecem no domingo (23), com largadas às 12h05 e 12h40 (horário de Brasília). As provas serão transmitidas ao vivo por Band, SporTV e plataformas digitais.