Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Esporte Quarta-feira, 09 de Setembro de 2009, 09:40 - A | A

Quarta-feira, 09 de Setembro de 2009, 09h:40 - A | A

Fonte ligada à CBF diz que Cuiabá (MT) não sediará Copa e que Campo Grande volta à disputa

Marcelo Eduardo - Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Cuiabá (MT) já estaria descartada pela Fifa (Fédération Internationale de Football Association) e Campo Grande volta a estar no páreo para receber jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014. A afirmação foi dada por uma fonte do Capital News ligada diretamente à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e que está aqui na cidade. “A Fifa deve mesmo anunciar que Cuiabá está fora. Agora, se Campo Grande vai receber as partidas... isso pode acontecer ou não, mas tem chances sim”, disse.

Segundo nossa fonte, a organização do último jogo da seleção pelas Eliminatórias da Copa de 2010 contra a Venezuela no estádio Morenão e os jogos pelo Sul-Americano de Futebol Feminino Sub-17 (de 20 de novembro a 27 de dezembro em Mato Grosso do Sul), seriam fundamentais pra a decisão da entidade máxima do esporte escolher a Cidade Morena novamente.

“A expectativa é que a Fifa venha aqui no dia 14 [de outubro, dia do jogo contra a Venezuela] e possa nos afirmar que Cuiabá está fora e nós possamos retornar à disputa”, afirma nossa fonte. “Agora, é mostrar profissionalismo”, complementa.

Motivos da suposta exclusão

Recentemente, a PF (Polícia Federal) prendeu algumas pessoas ligadas ao governo daquele estado que estavam envolvidas em irregularidades no repasse das verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), dinheiro destinado para a reforma do local para receber os jogos. A Justiça entrou no caso e as obras estavam paralisadas.
“Não dá tempo de Cuiabá continuar no jogo. São dois anos para liberar os recursos novamente depois dessas denúncias feitas pela Polícia Federal e depois mais seis meses para abrir licitação, ou seja, fica muito em cima da hora”, diz nossa fonte.

O presidente da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), Francisco Cezário) está em Salvador (BA), onde a seleção joga hoje contra o Chile pelas Eliminatórias. Indagado ontem pelo Capital News sobre as possibilidades de Campo Grande retornar ao páreo, ele disse não acreditar nisso. “Acredito que isso [denúncias contra políticos de Cuiabá] já tenha sido administrado. Não acredito que eles vão perder. Ninguém quer deixar de ter a Copa.”

Cezário afirmou que está na Bahia para cuidar exclusivamente sobre o jogo entre Brasil e Venezuela e sobre o Mundial Feminino, ambos em Mato Grosso do Sul. Porém, pode ser que esteja lá para fazer lobby pelo retorno de Campo Grande à briga pela sede pantaneira da Copa. “Não podemos afirmar nada ainda, por isso não há alarde sobre isso”, disse nossa fonte.

Reportagem da Folha de São Paulo da semana passada levantou a hipótese de Cuiabá ser cortada, além de outras cidades. Conforme a reportagem, nenhum dos nove governos estaduais lançou o edital de licitação das obras das arenas. Por terem estádios privados, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre estão livres da exigência. Segundo a publicação, algumas cidades correm o risco de não receber os jogos. Cuiabá, por exemplo, já mudou o projeto duas vezes em apenas seis meses. Natal, Recife e Manaus são outras sedes que causam preocupações.

Por: Marcelo Eduardo/Da Redação – (www.capitalnews.com.br)

  Veja também:

    Se Cuiabá "perder" Copa, "estamos preparados"

   CBF diz que FIFA não excluirá nenhuma sede da Copa de 2014

   Presidente da FFMS não acredita que Cuiabá (MT) deixe de sediar a Copa do Mundo de 2014

   Fifa estuda excluir Cuiabá (MT) da Copa de 2014

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS