Depois das 12 primeiras rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro, enfim o G4 é dominado por quatro grandes equipes, acabando com o domínio inicial de times que, embora tenham no currículo título nacional, são consideradas médias, como o Atlético-PR e o Sport-PE, que chegaram até a liderar a competição em algumas rodadas. Último invicto a cair na competição, a derrota dos pernambucanos para o Atlético-MG custou muito caro. Além de já ter perdido a liderança para os mineiros, agora está fora também do grupo de classificação para Libertadores.
A sequência de vitórias do líder Atlético-MG, que começou na oitava rodada com 2 a 0 sobre o Flamengo e culminou nesta batendo o Sport-PE por 2 a 1, levou o time da zona intermediária para a liderança isolada com 26 pontos, dois a mais que o segundo colocado Fluminense, que venceu o Cruzeiro por 1 a 0. Depois do Galo, a melhor sequência atual é do Palmeiras, com quatro triunfos seguidos. Desta vez, venceu o Avaí-SC por 3 a 0 e, da proximidade da zona de rebaixamento, agora ronda o G4, com 21 pontos, dois a menos que o Corinthians, quarto colocado.
Na parte de baixo, alguns clubes também repetem resultados, mas derrotas. A pior é do Santos com quatro seguidas, a última por 4 a 1 para o Goiás e queda do treinador. Dorival Júnior retorna ao comando do Peixe para tentar tirar o time da zona de degola. Perto da disputa das semifinais da Libertadores, o Internacional perdeu para o Flamengo por 2 a 0 na terceira queda seguida e, com apenas 13 pontos, é o primeiro fora do rebaixamento.
Ainda na zona de rebaixamento, o Vasco até ameaçou uma recuperação, mas voltou a perder os dois últimos jogos, agora para o São Paulo por 3 a 0. Com apenas nove pontos, está perto da lanterna com a aproximação do Joinville-SC que surpreendeu o rival Figueirense-SC, na casa do adversário, por 2 a 0 e agora soma oito.
A rodada deste fim de semana será, mais uma vez, decisiva para as primeiras posições. O Atlético vai à Campinas para enfrentar a Ponte Preta e tentar manter a ponta. O Fluminense também tem uma partida complicada, contra o Atlético-PR fora de casa. O Grêmio é o único do G4 que joga em casa e contra o cambaleante Vasco. O Corinthians vai ao Maracanã jogar contra o empolgado Flamengo, que não terá Emerson Sheik e Guerrero, os dois fora por acordo entre os clubes.