Ney Franco não é mais técnico do Flamengo e o clube anunciou Vanderlei Luxemburgo nesta quarta-feira para tentar salvar a equipe da lanterna do Campeonato Brasileiro. O antigo treinador vinha sendo muito pressionado pela sequência de resultados ruins (4 derrotas e 3 empates). Além de Ney, deixaram o time da Gávea o preparador físico Alexandre Lopes e o auxiliar técnico Éder Bastos.
Luxemburgo comanda os treinamentos nesta quinta-feira e assinará contrato com o Flamengo até dezembro de 2015. O nome do técnico, que já comandou a equipe outras três vezes, foi consenso na diretoria. Ele ainda vai trazer para sua comissão técnica o ex-atacante Deivid para ser o auxiliar e o preparador físico Antonio Melo. A estreia do trio será neste domingo, às 18h30, contra o Botafogo, no Maracanã.
O Flamengo luta contra o rebaixamento e hoje segura a lantera do Brasileiro com apenas 7 pontos somados.
Luxemburgo não trabalha desde novembro do ano passado, quando foi demitido do Fluminense na reta final do nacional com o clube na zona do rebaixamento. Sua última passagem pela Gávea foi entre 2010-2012, quando venceu o Carioca de 2011. Antes, passou em 1991 e 1995, sem conquistas.
Há dois anos, Luxa foi demitido do clube em fevereiro ainda na gestão de Patricia Amorim após perder queda de braço com Ronaldinho Gaúcho, então astro da equipe. Porém, em maio, o meia-atacante entrou na Justiça e deixou o clube alegando atrasos no pagamento.