Palmeiras e Botafogo foram os primeiros vencedores desta nona rodada do Campeonato Brasileiro, que começou neste sábado (2). Os dois venceram clássicos contra São Paulo e Vasco da Gama, respectivamente e ganham posições importantes na tábua de classificação. Os vencedores comemoraram ainda empates em Belo Horizonte e Porto Alegre que seguram adversários melhores colocados.
A rodada começou com jogo de seis gols no Estádio Independência entre Atlético-MG e Chapecoense-SC. Leandro Pereira, que já havia acertado a trave do goleiro Victor, abriu o placar para os catarinenses aos 19 minutos. Depois o galo virou com gols de Ricardo Oliveira logo no minuto seguinte e depois com Fábio Santos cobrando pênalti aos 35. No último lance do primeiro tempo, Arthur cobrou falta com perfeição e empatou. Depois do intervalo, Roger Guedes voltou a colocar o Atlético na frente aos 13 minutos e Wellington Paulista, cobrando pênalti, fechou o placar aos 18 minutos em 3 a 3.
No Beira-Rio, Internacional e Sport-PE fizeram jogo de dois times que tentavam emplacar a terceira vitória seguida e nenhum dos dois conseguiu. No final empate em 0 a 0, resultado que beneficiou os vencedores dos jogos seguintes.
São Januário
No clássico carioca, Vasco e Botafogo reeditaram a final do Campeonato Carioca e o Fogão saiu na frente logo aos três minutos com Kieza e ampliou aos 35 com Igor Rabello marcando de cabeça após cobrança de falta de Léo Valencia. O Vasco voltou melhor para o segundo tempo e descontou aos sete minutos. Andrey recebeu e arriscou de muito longe, marcando um golaço, mas o placar final foi mesmo 2 a 1 para os visitantes, resultado que valeu a saída do técnico Zé Ricardo do Vasco.
Allianz Parque
Palmeiras e São Paulo fizeram clássico de opostos, com o Verdão pressionado e o Tricolor em busca da liderança e abriu o placar aos 29 minutos. Reinaldo cobrou lateral na área, Edu Dracena recou mal para Jailson e a bola ficou para Marcos Guilherme que dividiu com o goleiro e a bola entrou, fazendo o placar do primeiro tempo.
Na etapa final, o Palmeiras foi bem melhor e buscou a virada. O gol de empate saiu aos nove minutos com Willian, após jogada de Keno pela direita. Aos 21, o atacante marcou mais uma vez para virar para o Verdão. Hyoran disputou a bola com Militão, que sobrou para Willian, em posição duvidosa, chutar de primeira, sem chances para Sidão. O time da casa aumentou a vantagem três minutos depois. Moisés lançou da direita para Hyoran, que cruzou na medida para Dudu, de peixinho, fechar a vitória alviverde por 3 a 1.
Classificação
Os jogos deste sábado não alteram as primeiras posições. O Flamengo segue em primeiro com 17 pontos, o São Paulo em segundo com 16. Com o empate entre eles, Internacional e Sport sobem provisoriamente para terceira e quarta posições com 15 pontos, mas aguardam a sequência da rodada para saber se seguem no G4. O Palmeiras, com a vitória, sobe provisoriamente para a quinta posição com 14 pontos e o Botafogo deixa a beira da zona de rebaixamento para dormir na 11ª posição com 12 pontos.
A ordem de classificação pode mudar com os jogos deste domingo. No Maracanã, o Flamengo recebe o Corinthians e a liderança muda de mãos se o Timão derrotar o adversário por três gols de diferença. Já o G4 pode ter novos integrantes em caso de vitórias do Grêmio sobre o Bahia-BA, do Cruzeiro sobre o Ceará ou do Fluminense sobre o Paraná Clube-PR, que fecham a rodada na noite de segunda-feira.