Neste fim de semana o Campeonato Brasileiro entra no segundo turno e a vantagem conquistada pelo Corinthians na liderança da competição faz com que os adversários mais próximos se preocupem com suas partidas e também na torcida para que a equipe paulista perca pontos. Líder, com 40 pontos, o Corinthians ganhou uma folga em relação aos vices Atlético-MG e Grêmio, ambos com 36. Na ponta de baixo, o Vasco vive situação inversa e está longe de deixar a zona de rebaixamento.
Três jogos abrem a rodada neste sábado com Santos e Avaí na Vila Belmiro, Figueirense e Sport em Florianópolis e o jogo entre os desesperados Goiás e Vasco no Serra Dourada. Se vencer, os goianos podem deixar a parte de baixo, mas para os cariocas, agora comandados por Jorginho, a vitória será apenas o primeiro passo de uma recuperação que, se acontecer, será heroica.
O Grêmio tenta se aproximar do Corinthians ao enfrentar a Ponte Preta fora de casa na manhã deste domingo, já o Atlético recebe o Palmeiras na Arena Independência. Além da vitória, os dois torcem por tropeço do Corinthians que joga em casa contra o Cruzeiro.
A rodada é decisiva também para equipes que tentam se firmar na competição. No Maracanã, o Flamengo, com Osvaldo de Oliveira como técnico, enfrenta o São Paulo sem Rogério Ceni e Luis Fabiano e que busca evitar uma crise ainda maior após a derrota, em casa, para os reservas do Ceará pela Copa do Brasil.
O Internacional recebe o Atlético-PR e o ânimo dado pelo novo treinador Argel Fucks enche a torcida colorada de otimismo. O Fluminense é outro que quer se firmar e enfrenta o Joinville, em Santa Catarina, para segurar a vaga no G4, ameaçada por outros cinco times.