Na quinta-feira (10), a Seleção Brasileira de Futebol enfrenta o desconhecido time do Gabão. No país africano, os atletas brasileiros fizeram hoje (8) o primeiro treino de preparação para a peleja. Os jogadores foram recebidos com festa, cercados de carinhos pelos torcedores locais, conforme mostram notícias e fotos da imprensa internacional.
Logo que chegaram ao Estádio Augustin Monedan, os jogadores foram recepcionados de maneira muito veemente. Segundo o site Globoesporte.com, alguns membros da comissão técnica chegaram a comparar a reação à festa dos haitianos no "Jogo da Paz" em 2004. Aproximadamente mil pessoas compareceram ao estádio para assistir ao treinamento.
“É um privilégio vir aqui e trazer alegria para o torcedor. É um povo batalhador, sofrido. Espero que a nossa passagem deixe esse povo feliz. Não esperava ser tão popular, mas deve ser pelo clube que eu jogo, pela Seleção que eu represento. Mas acho que o mais importante é o carinho dos torcedores conosco e o nosso com eles”, disse ao Globoesporte.com lateral-direito Daniel Alves, indicado entre os 23 melhores do mundo em 2011 para concorrer ao título de principal jogador da temporada pela Fifa.
Por conta das acirradas disputas pelo Campeonato Brasileiro – que tem ao menos cinco times na briga pelo caneco – o técnico Mano Menezes convocou somente jogadores “estrangeiros”, ou seja, os que atuam fora do território nacional.
Kaká, um dos atletas mais bem pagos do planeta, foi a falta mais sentida, segundo a imprensa internacional. Ele vem sendo escalado como titular no Real Madrid pelo treinador José Mourinho, mas, desta vez, Mano não pode contar com ele por causa de um problema muscular.
Uma lesão também foi o que tirou o lateral-esquerdo Marcelo, outra estrela do Real Madrid.
Por conta das ausências, Mano teve somente 20 jogadores para comandar no treino de hoje.
Foram dois grupos no embate do treino. Daniel Alves, Luisão, David Luiz, Alex Sandro, Lucas Leiva, Thiago Silva, Dudu, Willian e Kleber estavam em um lado. Do outro, atuaram Adriano, Fabio, Sandro, Elias, Hernanes, Bruno César, Hulk e Jonas.
A partida será no Estádio L'Amitie às 16h (horário de Brasília) de quinta. Já na segunda, o Brasil enfrenta o Egito, no Qatar.