Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2007, 18h:16 -
A
|
A
Seleção Sub-18 do MS/Saad está em SP para pré-temporada
Da redação
Os garotos da equipe sub-18 do MS/Saad, um dos representantes do Mato Grosso do Sul na Copa São Paulo, desembarcou na manhã desta terça-feira no Centro de Treinamentos que o clube mantém na cidade paulista de Águas de Lindóia para a etapa final de preparação visando a participação do clube na Copa São Paulo. A competição marca a volta do Saad E.C. ao futebol profissional masculino, após 15 anos de dedicação exclusiva ao futebol feminino.
Os laços do Saad E.C. com o estado do Mato Grasso do Sul começaram no final da década de 80, quando o então Presidente da Federação Paulista de Futebol proibiu o registro de mulheres como atletas de futebol. Para manter sua equipe feminina em atividade, o clube filiou-se à FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), o que garantiu ao time fundado em São Caetano do Sul o direito de continuar disputando as competições nacionais. O acordo rendeu para o Mato Grosso do Sul os títulos brasileiros de 88, 96 e 97.
No final de 2007, apesar de ser o maior fornecedor de atletas para a Seleção Brasileira, o Saad reatou a parceria vitoriosa com a Federação do mais belo estado do Centro-Oeste brasileiro, e a tradição prevaleceu na conquista do inédito título da primeira competição que reuniu representantes de todos os estados brasileiros na Copa do Brasil.
O Sub-18 masculino do MS/Saad fica em concentração permanente até o próximo dia 03 de Janeiro, quando seguirá para Jacareí, onde disputará a primeira fase da Copa São Paulo contra a equipe da casa, a Ponte Preta/SP e o Goiás/GO.
A comissão técnica do MS/Saad é comandada pelo treinador Floraci, atual Campeão Sul-Americano Sub-20 e do Torneio Pré-Olímpico como auxiliar técnico da Seleção Brasileira masculina. Ao seu lado estão o preparador de goleiros Ricardo Rossi, o preparador físico Renato Toledo, e o roupeiro Wesley, que integraram a Comissão Técnica do MS/Saad que conquistou o título de campeã da Copa do Brasil. Completam o quadro de dirigentes o auxiliar técnico Kleiton, o supervisor Edílson Lima (Presidente do E.C.Campo Grande) e o chefe da delegação, o desportista Aristides Cordeiro, atual Vice-Presidente da FFMS.
Para Floracy o grupo de jogadores tem boa qualidade técnica, já que muitos atletas já vinham atuando nas equipes profissionais do Mato Grosso do Sul e adquiriram uma boa experiência. Ele acredita numa boa campanha na Copa São Paulo, e tem a certeza de que este grupo revelará bons jogadores para o futebol brasileiro. Ainda não é o momento de apontarmos nomes, mas quem acompanhar a evolução do nosso trabalho terá boas surpresas, afirmou o treinador, que conta com 25 atletas inscritos na competição.
Sobre o desafio de voltar a dirigir uma equipe masculina com a marca do Saad, que teve no passado técnicos consagrados como Baltazar, o cabecinha de ouro; Zé Duarte e Filpo Nunes; Floraci declarou que desafios são sempre importantes na carreira dos profissionais do futebol, e que para encará-los muitas vezes é necessário tirar um coelho da cartola. Ele lembrou nomes de astros como Coutinho, Leonetti, Arlindo, Rui Ramos e Joel Camargo, que defenderam o Saad no passado, e espera que alguns dos garotos da equipe atual possam seguir a mesma trilha de sucesso.
A equipe realizou o primeiro treino com bola no Campo do Barreiro, em Águas de Lindóia. Na Sexta-Feira a equipe deve realizar seu primeiro amistoso, contra adversário ainda a ser definido.
Para o Presidente do Saad, Romeu de Castro, a volta do futebol masculino ao clube é uma homenagem à memória do fundador e eterno patrono do Clube, o empresário Felício José Saad, falecido em 2005. O retorno só foi possível pelo incentivo do Presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, Francisco Cezário de Oliveira, que buscou a manutenção da marca Saad vinculada ao Mato Grosso do Sul, como prosseguimento da parceria que garantiu ao estado o inédito título de Campeão da Copa do Brasil no futebol feminino. O Presidente da FFMS espera que a parceria traga bons frutos e abra portas para os jovens talentos do seu estado, ampliando o intercâmbio e investimentos com o forte e milionário futebol paulista.