A noite desta quarta-feira (13) serviu para trazer à tona uma vez mais, uma antiga e surrada frase usada nos bons tempos do futebol brasileiro que o mesmo continua sendo uma “caixinha de surpresa”. No entanto, talvez por falta de bons valores, tentam definir o mesmo como uma nova ciência, daí os exaustivos estudos por parte de centenas de técnicos. Mas no campo, nem sempre acontecem como tudo foi planejado.
E a evidência que a modalidade continua sendo a “caixinha de surpresa”, aconteceu envolvendo três times campeões brasileiros: Fluminense, São Paulo e Internacional, exceto o time gaúcho, que jogou fora de seus domínios, os dois primeiros atuaram em casa e foram também igualmente eliminados.
Os algozes dos ex-campeões são equipes participantes da Série B, do Brasileiro, fato esse que também serve para evidenciar que o futebol brasileiro está nivelado e por baixo.
No Morumbi, o São Paulo, 5º colocado na Série A, com 23 pontos ganhos, cujo técnico Murici Ramalho começa a ser contestado por dirigentes mais influentes devido à instabilidade do time, teve em campo os seus principais jogadores, exceto Kaká, que alegando dores musculares foi pela segunda vez consecutiva poupado. Essas dores são comuns em jogadores que são repatriados do futebol Europeu ou pelos que pretendem fazer o futebol brasileiro de ponte, para outros continentes.
O adversário do tricolor paulista foi o Bragantino, 18º colocado na Série B, com apenas 13 pontos ganhos. No elenco, nenhum jogador de destaque e muito menos o técnico é conhecido.
No jogo de ida, em Bragança Paulista, o São Paulo venceu por 2 x 1 e tudo levava a crer que o jogo em casa, seria ainda mais fácil e para aumentar essa certeza o time do Morumbi ainda saiu na frente do marcador, com gol marcado por Paulo Miranda.
Mas com a contribuição do goleiro Rogério Ceni, que falhou em dois lances capitais, o Braga empatou, virou o jogo e marcou um mais para garantir a classificação.
Cesinha, Gustavo Carbonieri e Guilherme Mattis fizeram os gols da classificação do Bragantino.

Ganso lamentou a derrota sofrida do São Paulo e descartou crise no clube
Foto: Divulgação/São Paulo FC
No Maracanã, outra prova que a modalidade é uma “caixinha de surpresa”. Em campo o Fluminense, 3º colocado da série A, com 26 pontos ganhos e com os seus principais jogadores e entre eles, Fred, titular da seleção brasileira. Teoricamente para facilitar as ações do time carioca, o mesmo havia vencido o jogo de ida, em natal, por um placar bem dilatado: 3 x 0.
O adversário, América de Natal, 13º colocado, na série B, com 20 pontos ganhos. Na equipe potiguar, a exemplo do Bragantino, jogadores e treinador também são desconhecidos. Mas como em campo são onze contra onze, o que se viu foi um vareio de bola do time de Natal que venceu por 5 x 2 e ficou com a vaga para a seqüência da competição.
Marcelinho, Max, Alfredo (2) e Rodrigo Pimpão fizeram os gols do time visitante enquanto que Fred e Cícero marcaram para o vaiado time do Fluminense.
Teoricamente menos feio foi a derrota e desclassificação do Internacional, que já havia perdido na Beira-rio, o jogo de ida por 2 x 1. Placar esse que serviu de alerta.
Em competições nacionais pelo fato de o futebol brasileiro estar nivelado por baixo, pode se dizer que, as duas equipes se equivalem.
O Inter é o vice-líder da série A, com 28 pontos ganhos enquanto que o Ceará, e líder da Série B, com 31 pontos conquistados.
Mas, a diferença de elenco é gritante. No Inter, o técnico é Abel Braga e tem no elenco jogadores com D’Alessandro, d reconhecida capacidade técnica.

Sempre cercado por três, time do Inter não se moveu em campo
Foto: Divulgação/São Paulo FC
E no estádio Castelão, nova vitória do time da casa, só que desta feita, por 3 x 1. O veterano Magno Alves marcou duas vezes e Bill, enquanto que Valdívia marcou o gol único do time gaúcho.
Em Marabá, o Paysandu também participantes do Brasileiro da Série B, derrotou por 2 x 1, o Coritiba, um dos últimos colocados na Série A, mas pelo fato de o “Coxa” ter vencido no jogo de ida, por 2 x 0, ficou com a vaga para a terceira fase da Copa do Brasil.
Charles e Dennis marcaram para o time da casa e Robinho, descontou para o time paranaense.
JOGOS DE HOJE
Duas partidas fecham a fase da Copa do Brasil. No Arruda, às 18h30 (MS), Santa Cruz e Santa Rita se enfrentam. Na partida de ida, o time alagoano venceu por 3 a 2.
E na Vila Belmiro, o Santos precavido pelos resultados desta quarta-feira encara o Londrina, no mesmo horário. No jogo de ida, a equipe paranaense derrotou o clube paulista por 2 a 1.