Acontece nesta sexta-feira (18), a posse festiva do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Corrêa Riedel, como presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS. O Evento será realizado no Grand’ Mere Buffet, às 19h30, e terá a presença de lideranças dos diversos segmentos da economia do Estado, em especial as do setor rural.
Junto com Riedel, assumem também os membros reeleitos dos conselheiros e da diretoria executiva, formada pelo diretor superintendente, Claudio George Mendonça, diretor técnico, Tito Estanqueiro e diretora de Operações, Maristela França. Entre os convidados para a posse, o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Eduardo Barretto, e o presidente do Conselho Deliberativo Nacional (CDN), Roberto Simões.
À frente da Famasul desde fevereiro de 2010, quando Ademar Junior pediu afastamento para exercer atividades na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Riedel tem o apoio e concentra as expectativas das lideranças rurais de, com o trabalho conjunto das duas entidades, desenvolver ainda mais o setor do agronegócio, que representa 16% do Produto Interno Bruto (PIB) sul-mato-grossense, uma geração de riquezas em torno de R$ 40 bilhões anuais.
“Eduardo conhece muito bem o setor do agronegócio. O suporte do Sebrae poderá ajudar a resolver alguns gargalos que dificultam o setor”, destaca o presidente da Aprosoja/MS, Almir Dalpasquale. Para o ex-presidente da Famasul, que já acumulou também a presidência do Sebrae/MS, Leôncio Brito, o trabalho conjunto das duas entidades será bom não só para o agronegócio, mas para a economia do Estado. “Eduardo tem mostrado eficiência no comando da Famasul, com uma atuação estratégica e eficiente. Com apoio dos demais membros do Conselho, saberá, certamente, aglutinar a força produtiva em torno de projetos importantes para o Estado”, enfatizou Brito.
Produtor rural e biólogo (UFRJ), com mestrado em Melhoramento Genético Animal (UNESP) e MBA em Gestão Empresarial, Riedel vai coordenar um conselho formado por entidades que representam os setores econômicos e instituições financeiras no Estado na implementação de ações e projetos voltados para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas de Mato Grosso do Sul. “Seja na atividade comercial, industrial, agropecuária ou de serviço, do empreendimento individual até uma grande corporação, o Sebrae/MS tem papel fundamental e estratégico para o Estado”, afirmou o dirigente.
O Conselho Deliberativo do Sebrae em Mato Grosso do Sul é composto pela Associação das Microempresas do Estado de Mato Grosso do Sul (AMEMS), Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (Faems), Federação da Agricultura do Estado do Mato Grosso do Sul (Famasul), Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Fundação de Apoio e de Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), Secretaria de Estado da Produção e Turismo (Seprotur), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Sebrae Nacional. O Conselho Fiscal é formado por representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Fecomércio.