O Brasil é o sexto produtor mundial de leite. Mato Grosso do Sul reúne aproximadamente 32 mil produtores, que extraem mais de 500 milhões de litros por ano. Para contribuir com o crescimento e profissionalização do setor no Estado, o Sebrae promove a palestra “Gestão: ferramenta que faz a diferença”, neste domingo, 5 de abril, durante o IV Dia do Leite, que acontece na Expogrande (Exposição Agropecuária em Campo Grande).
Para a gestora do projeto Educampo do Sebrae/MS, Maria Cristina Campaner, a palestra traz dicas importantes e leva alternativas de melhorias na gestão para os produtores. “Com medidas bastante simples, de baixo custo, é possível reduzir despesas, aumentando os lucros”, conta.
O planejamento da atividade é uma das chaves para o crescimento do empreendimento. “O sucesso na gestão está nas somas do lucro com a estabilidade e a satisfação. A sustentabilidade do negócio é o resultado que fica para o produtor”, adianta o veterinário e consultor do Sebrae/MS, Matheus Silva Vieira, palestrante do evento.
Nessa época de crise, uma das ferramentas mais importantes para ultrapassar esta fase é a gestão. “Este é o melhor momento para começar um planejamento sólido, até porque, segundo os especialistas, o setor agropecuário deve voltar a crescer a partir do próximo ano”, comenta Maria Cristina.
A palestra é uma iniciativa do programa Educampo. Desenvolvido pelo Sebre/MG, existe desde 2005 em Mato Grosso do Sul e oferece orientação técnica e gerencial, contínua e intensiva, direcionada para grupos de produtores de leite. “Hoje, 40 produtores participam regularmente das ações que incluem diagnóstico da propriedade, reuniões de troca de experiência, visitas mensais do consultor técnico, treinamentos, palestras, missões técnicas, dias de campo”, comenta a gestora.
O IV Dia do Leite na Expogrande fecha, às 19h, com o V Leilão GPL – Gado de Leite com a participação de 11 criadores. Entre os animais ofertados estarão vacas da raça Girolando, Pardo Suíço, Holandês e Jersey.
A palestra acontece no dia 5 de abril, às 8h, no Tatersal de Elite do Parque Laucídio Coelho em Campo Grande. A entrada é gratuita. Mais informações pela Central de Relacionamento do Sebrae no 0800 570 0800. (Com assessoria)
.