Fotografias, livros, escultura, pinturas em óleo sobre tela e aquarela. Uma diversidade de estilos artísticos estará nesta sexta-feira, 14 de dezembro, na Casa Rio Tinto compondo o leilão em benefício do artista plástico corumbaense Jorapimo que está em Campo Grande para tratamento de saúde. A iniciativa conta com o apoio de 22 artistas que doaram obras para arrecadar fundos para ajudar Jorapimo a se recompor de doença renal. Também apóiam o leilão representantes da Rio Tinto, o jornal Diário Corumbaense e jornalistas. O evento será a partir das 18h30, na Av. Marechal Rondon, 1355.
Além das doações, o leilão contará com duas telas de Jorapimo, Pantaneira Praia e Recanto dos Pescadores 2006. O lance mínimo para essas obras é de R$ 500,00, as demais terão lance mínimo de R$ 300. A artista plástica Marlene Mourão, conhecida como Peninha, organiza o leilão e diz que a causa é muito justa. “Somos todos solidários ao Jorapimo, é em nome da amizade que resolvemos nos unir e prestigiá-lo. O mais importante é que ele se recupere”.
Simbolo Regional
Jorapimo está na Capital há quatro meses para tratar de problema renal crônico. O artista completou 70 anos em novembro e se sente mentalmente saudável.
Para o artista a iniciativa é muito importante. Ele destaca que o leilão também será uma oportunidade para que os corumbaenses vejam sua obra. “A idéia é muito interessante. Será possível ver o que os conterrâneos pensam da minha arte”, declara.
Com 56 anos dedicados às artes plásticas, Jorapimo foi o primeiro artista a expor na Casa Rio Tinto, em dezembro de 2006. Na época preparou telas inéditas que retrataram as belas paisagens pantaneiras.
Nascido em Corumbá, em 1937, José Ramão Pinto de Moraes começou a pintar aos 14 anos inspirado pelas embalagens de medicamentos que traziam obras de grandes artistas como Van Gogh e Cândido Portinari.
Aos 20 anos decidiu mudar de cidade. Foi morar em Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O artista lembra que o reconhecimento de sua arte ocorreu em virtude de sua ousadia pessoal. ”Eu estava em um café de Campinas e ouvi dois americanos conversando sobre a abertura do Centro Cultural Brasil - Estados Unidos. Eles debatiam sobre potenciais atrações para o espaço. Pedi licença, entrei na conversa e propus uma exposição de artes. Foi um sucesso”. Assim Jorapimo, divulgou seu trabalho e ganhou reconhecimento internacional. Suas obras fazem sucesso em muitos países como Japão, Alemanha e Estados Unidos.
O artista ganhou reconhecimento por retratar a rotina do homem pantaneiro e as belezas naturais do Mato Grosso do Sul. Sua arte, ligada ao impressionismo, é marcada por traços singulares e fortes.
Segundo a crítica de arte da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Aline Figueiredo, Jorapimo é o introdutor da pintura moderna em Corumbá. “Quando o conheci, em 1965, ele já fazia uma pintura expressionista, de colorido vibrante, amplas superfícies de cores chapadas, cujas texturas dos golpes de espátula constituíam então a sua novidade", afirma.