Oferecer informações técnicas de ponta a partir da prática com os animais. Esta é a proposta do II Seminário de Eqüinocultura, que será realizado durante o Ciclo de Palestras da Expogrande. Segundo os organizadores, os temas serão desenvolvidos a partir de noções práticas e demonstrações de procedimentos, visando atrair um público de estudantes e criadores, os quais têm menos domínio técnico das abordagens.
Desenvolvida na Acrissul, a programação prevê um dia inteiro de atividades. Pela manhã, a agenda do evento prevê um curso de morfologia animal. O curso será coordenado por Nilson Ricartes, julgador de várias raças e juiz oficial da ABQM (Associação Brasileira de Quarto de Milha), ABCCA (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Árabe), da ABCCP (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Pantaneiro), entre outros.
Seguindo a proposta de ser um evento prático, Ricartes fará a demonstração em relação às diferenças entre as raças a partir do próprio animal. Segundo os organizadores, serão demonstrados animais de raças como quarto de milha, pantaneiro, árabes, entre outros.
À tarde, o seminário será composto por palestras de diferentes temas. Uma delas vai abordar as cólicas e a laminite, as principais doenças que atingem os eqüinos, enfatizando as formas de prevenção. Outro tema abordado nas palestras será o manejo de pastagens. Segundo o organizador, Juliano Coelho, é comum os criadores de eqüinos registrarem problemas com a falta de volumoso. A palestra vai trazer alternativas de forragens, tais como as espécies Tifton, Massai e Aruana. Entre os enfoques, o manejo, o tipo de plantio e a manutenção tanto para corte como para pastejo contínuo, visando dar ao criador uma alternativa que possa baixar o custo de produção dos animais.
Ainda para o seminário, está sendo organizada uma palestra voltada para a gestão e organização de um haras. Conforme Coelho, serão abordados aspectos relacionados ao planejamento, ao manejo de reprodução, a escolha certa de éguas e garanhões e o investimento necessário para dar início ao negócio. Na mesma palestra, serão abordados aspectos relacionados aos esportes eqüestres, as linhagens mais indicadas e onde buscar animais desse porte. (Fonte: Expogrande 2009)
.