Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 28 de Janeiro de 2025


Eventos Sexta-feira, 22 de Agosto de 2008, 14:25 - A | A

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2008, 14h:25 - A | A

Trabalho da Fiems é destaque na abertura do 2º Canasul

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) - (DA)

O trabalho da Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul – na qualificação de mão-de-obra para o setor sucroalcooleiro foi ressaltado na manhã desta sexta-feira (22/08) durante o discurso de abertura do 2º Canasul (Congresso de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul) do governador André Puccinelli. Para ele, a parceria com a Fiems garante ao Estado condições de empregar mão-de-obra local, evitando que sejam importados trabalhadores de outras regiões.

“Olhe para Três Lagoas. Há um grande desenvolvimento local. A qualificação da mão-de-obra acontece ali e este trabalho envolve diretamente o Sistema Fiems. Na construção civil, as ações estão acontecendo e graças a isso somos o Estado com o maior percentual de aumento na geração de empregos no setor”, declarou o governador que visitou ao lado do presidente da Fiems, Sérgio Marcolino Longen, o estande do Sistema montado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo para o 2º Canasul.

Sérgio Longen explicou a André Puccinelli as ações do Sistema, principalmente o P3S (Programa Senai de Qualificação para o Setor Sucroalcooleiro). “Após a implantação das primeiras usinas, outras também se interessam em implantar unidades aqui e, por isso, precisamos investir na capacitação da mão-de-obra e também estruturar os municípios para que eles abriguem essas indústrias”, declarou.

O presidente da Fiems completou que o Senai/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul) é o responsável pelo desenvolvimento de ações de qualificação voltadas ao setor por meio do P3S, que é um programa de educação profissional com foco no processo industrial sucroalcooleiro. “É um setor em crescimento no Estado e nós temos a certeza de que investindo no desenvolvimento tecnológico e na qualificação da mão-de-obra teremos condições de atender as expectativas das empresas”, disse.

Ainda na abertura do evento, o presidente da Famaul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Ademar da Silva Júnior, também destacou que o Estado está a caminho de se tornar o maior produtor de álcool do Brasil, com produção de 1,8 bilhão de litros em 2007/2008 e expectativa de chegar a 5,9 bilhões de litros em 2015. “Estamos no caminho certo, temos que cuidar da estruturação dos nossos municípios e nunca esquecer da qualificação e capacitação. Aí destaco mais uma vez a importância do nosso Senai e do Sebrae”, declarou. (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS