Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Opinião Domingo, 08 de Setembro de 2019, 09:34 - A | A

Domingo, 08 de Setembro de 2019, 09h:34 - A | A

Opinião

5 coisas que não te contaram sobre ser empreendedor

Por Thiago Lima*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Para uma grande maioria, empreender é ganhar fama, dinheiro e reconhecimento, porém nem sempre é assim. Acompanho muitas pessoas que acreditam que o mundo das startups funciona da seguinte maneira: um certo dia, você acorda todo animado, porque teve uma ideia genial que ainda não existe, e que vale milhões, o tempo passa e você comenta com outras pessoas, então chega um investidor e diz: "quero investir 1 milhão na sua ideia, quando podemos começar?". No outro dia, você começa a contratar diversos funcionários, e em paralelo, constrói um grande escritório, todo colorido, com mesas de ping-pong, bilhar e tudo mais. Porém, a realidade do mundo das startups é muito diferente do que as pessoas imaginam.

Divulgação

Thiago Lima - Artigo

Thiago Lima

 

Nesse artigo, o objetivo não é deprimir ou desencorajar futuros empreendedores, e sim, apresentar verdades que não são ditas sobre esse mundo tão distorcido e apresentado para muitos como um parque de diversões.

#1 Empreender não é pra qualquer um

Não é correto dizer que empreender é uma tarefa fácil. Atualmente, o empreendedorismo vem ganhando espaço como uma idéia de que todos podem entrar no ramo, basta ter muita vontade, acreditar no seu sonho e tudo dará certo, mas posso garantir que não é assim que acontece. São poucas pessoas que estão preparadas e dispostas a viver nas condições de um empreendedor no estágio inicial de uma startup.

#2 Você vai precisar de saúde financeira e mental

Não é do dia para noite que todo o seu tempo e dinheiro retornará. Para gerar um negócio, é preciso estar muito bem psicologicamente, pois as contas ficarão cada vez mais altas e desistir será uma opção com o passar do tempo. Existe uma grande possibilidade que no primeiro ano de trabalho o retorno seja zero, o que te deixará sem salário e sem distribuição de lucros, caso contrário, você estará correndo risco de não conseguir viabilizar a empresa financeiramente.

Além disso, é necessário planejar todos os passos da sua trajetória. Para que não haja nenhum impacto negativo em relação às pessoas envolvidas, como sua família e funcionários. Na prática, é provável que seja necessário reduzir sua qualidade de vida, vivendo com o menor custo possível para a sobrevivência do seu sonho.

#3 Você não terá tempo para sua família e amigos

No início de uma startup, perdura uma grande possibilidade de trabalhar por mais de 12 horas por dia, o que resultará em um curto tempo para estar com sua família e amigos. Talvez, muitos acharão que você está louco e obsessivo por algo que ainda nem existe. Certamente muitas pessoas vão se afastar, principalmente por não acreditarem ou apoiarem o seu sonho.

#4 Você não ficará milionário da noite para o dia - as vezes, nem ficará

A onda das grandes startups bem sucedidas, trouxe esperança para muitos brasileiros equivocados sobre ficar milionário rápido. Encontra-se uma grande diferença de cultura em comparação ao Vale do Silício nesse sentido, pois os empreendedores americanos entendem que para realizar algo com sucesso, há um grande processo de consistência e construção do negócio.

Com a ilusão criada pelos brasileiros de que é apenas necessário ter uma ideia e conhecer um investidor com muito dinheiro e como um passe de mágica você acorda milionário, a notícia acaba sendo triste. Todos os cases de startups bem sucedidas, seja no Brasil ou em outro país, foram realizados em um processo de anos, fazendo as coisas certas, no tempo certo, com muitos erros e aprendizados.

#5 Empreendedor não tem nada a ver com ser famoso

Ser empreendedor não tem relação necessária com a fama. Há uma quantidade enorme de proprietários bem sucedidos e que são desconhecidos pela mídia. Quem normalmente está presente na mídia é porque quer apoiar e incrementar a rede de empreendedores.

De acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE em 2018, de cada dez empresas no país, seis não sobrevivem após cinco anos de atividade, o que indica que atualmente apenas 40% dos empreendimentos conseguem ultrapassar cinco anos de existência.

Criar um negócio é impactar os consumidores positivamente com um sonho. Isso tem um preço e exige suor, lágrimas, desespero, confusão, tristeza, cansaço, responsabilidade e muita coisa que te fará repensar mil vezes se é isso que você quer da sua vida. Se você deseja um dia empreender, não acredite que é divertido e que qualquer um pode fazer isso, pois entrar nesse ramo é algo extremamente sério e não tem nada a ver com diversão.

 

 

*Thiago Lima (28)

CEO e fundador da LinkApi, plataforma que possibilita empresas desenvolverem, monitorarem e distribuírem integrações entre diferentes sistemas. Thiago começou a programar aos 12 anos. O garoto do Grajaú, periferia da Zona Sul de São Paulo, viu na tecnologia a oportunidade de conseguir seu próprio dinheiro. Ainda jovem, com 17 anos, fundou seu primeiro negócio e, após uma frustração, decidiu transformar seu esporte em profissão, o MMA, e em dois anos conseguiu o feito, realidade até sua quinta luta profissional, que foi finalizada por um acidente no tatame. Por conta disso, voltou para a área de tecnologia e iniciou uma Especialização em Ontopsicologia, na AMF (Antonio Meneghetti Faculdade). A LinkApi nasceu em 2017 por meio de um projeto de Venture Builder da FCamara, quando Thiago era diretor de inovação da empresa. Em seis meses, a startup teve ótimos resultados e, como CEO, ele tomou a decisão de fazer o spin-off da builder e transformar a LinkApi numa empresa independente. O trabalho de Thiago como CEO da LinkApi inclui desenvolvimento de produto, relacionamento com investidores e formação de pessoas – nesse pilar ele ministra aulas de filosofia para os colaboradores, com o objetivo de desenvolver as pessoas. Hoje a empresa possui mais de 100 clientes entre Samsung, Leroy Merlin e Linx.

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS