Campo Grande Sábado, 18 de Maio de 2024



Política Quinta-feira, 10 de Junho de 2021, 12:11 - A | A

Quinta-feira, 10 de Junho de 2021, 12h:11 - A | A

Vacinação

Senadores de MS solicitam mais vacinas da Janssen ao ministro da saúde

Previsão é que o estado receba apenas 38 mil doses

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Portal MS

Vacina da Astrazeneca é distribuída em Mato Grosso do Sul

Vacinas contra a covid-19

Em reunião realizada nesta quinta-feira (10), com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília (DF), os senadores sul-mato-grossenses Soraya Thronicke (PSL), Simone Tebet (MDB) e Nelsinho Trad (PSD), solicitaram a destinação de vacinas da Janssen suficientes para imunizar toda a população adulta do estado. 

 

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems-MS), encaminhou na última quarta-feira (9), um ofício ao Ministro da Saúde Marcelo Queiroga solicitando a destinação das 3 milhões de doses da Janssen ao estado para a vacinação de toda a população adulta. Contudo, nesta quinta-feira a Secretaria de estado de Saúde (SES) comunicou que o Governo Federal encaminhou uma pré-pauta de distribuição com previsão de recebimento de 38.400 doses do imunizante. 

 

Na ocasião, Soraya Thronicke (PSL/MS), solicitou a destinação de mais vacinas e insumos hospitalares para auxiliar no enfrentamento a Covid-19 em Mato Grosso do Sul. “Foi criada uma expectativa em relação às três milhões de doses da vacina Janssen, cuja aplicação é de apenas uma dose para obter a imunização, porém, o ministro informou que a distribuição delas já tinha sido decidida entre os secretários estaduais de Saúde em uma proporção alinhada entre eles”, destacou via assessoria.

 

De acordo com a Senadora, o ministro Marcelo Queiroga assegurou que as vacinas reservadas pelo Ministério da Saúde para possíveis situações de contingenciamento poderá ser destinada a Mato Grosso do Sul. “Ele se comprometeu comigo e com os senadores Nelsinho Trad (PSD/MS) e Simone Tebet (MDB/MS) a articular para que sejam destinadas para o nosso Estado essas doses extras de vacinas. Fizemos o pedido de 126 mil doses a mais da Janssen para a região de fronteira com o fundamento de que estamos vacinando muito bem, mas passamos por um momento de colapso”, informou a parlamentar.

 

Para o senador Nelsinho Trad, a audiência com o ministro da Saúde é um importante meio de assegurar maior atenção ao estado, tendo em vista o agravamento da pandemia. “Fizemos um apelo por mais vacinas, no sentido de amenizarmos a situação que lá se encontra. O importante é continuarmos unidos trabalhando por Mato Grosso do Sul”, afirmou via assessoria.

 

Durante a reunião a Simone Tebet, enfatizou que a situação da pandemia no estado é crítica. “Ele (Marcelo Queiroga) se colocou à disposição e assumiu o compromisso de liberar mais doses de vacina, não só da Janssen, mas de outras marcas também. O ministro sabe que somos um Estado que faz fronteira com dois países como Bolívia e Paraguai e, por isso, temos uma população flutuante. Nesse sentido, é preciso incluir no PNI (Programa Nacional de Imunizações) mais doses de vacina para Mato Grosso do Sul”, argumentou a senadora.​

 

Simone declarou apoio ao movimento “Vacina Geral MS” e parabenizou a iniciativa do Conselho de Secretários de Saúde em solicitar às 3 milhões de doses do imunizante para o estado. “Nossos hospitais estão em colapso. Não tem mais vagas para UTIs e a única saída para Mato Grosso do Sul é a vacinação em massa. Estamos junto com os secretários de saúde de Mato Grosso do Sul, trabalhando junto ao Ministério, para o encaminhamento da vacina Janssen para que todas as doses sejam encaminhadas ao nosso estado e possamos seguir como modelo na imunização. Afinal, estamos entre os dois estados que mais vacinam, porém com o sistema de saúde praticamente colapsado. A bancada federal está unida neste propósito”, destacou a senadora.

 

Coordenador da bancada federal, Nelsinho Trad, solicitou junto aos oito deputados federais de MS e três senadores, que o Ministério da Saúde encaminhe as doses da Janssen para Mato Grosso do Sul, visto que o estado lidera o ranking de vacinação no país.  “Mato Grosso do Sul, se não é o primeiro, está sempre entre o segundo ou o terceiro lugar entre os estados que mais vacinaram a sua população. Há um trabalho harmônico, ágil e eficiente, liderado pelo Secretário de Saúde, Geraldo Resende, e nós estamos buscando o apoio político no sentido de fazer com que o nosso estado possa ser um case a ser estudado de vacinação em massa, porque o número dessas doses preenche, se ajusta perfeitamente às necessidades pelas quais o nosso Estado está passando”, defendeu o senador.

 

Conforme informações repassadas ao senador, o Ministério da Saúde comunicou que as vacinas da Janssen serão disponibilizadas para todas as capitais do país, assim a Campo Grande receberia cerca de 38 mil doses, o que corresponde a 10% do quantitativo de doses. Trad sugeriu que Campo Grande recebesse 350 mil doses, quantidade suficiente  para vacinar toda população. 

 

“Esse ato do Ministério da Saúde garantiria que a população de Campo Grande estaria imunizada antes do término do primeiro semestre de 2021. Há um pico evidente da doença, com altas taxas de ocupação de leitos de UTI, de óbitos e um número de população que pode muito bem receber essas doses para poder, a partir daí, ser palco até de um estudo das autoridades competentes no sentido da retomada do desenvolvimento de eventos, de shows, de situações que a gente está vendo ser diminuídas e até mesmo reduzidas e inacabadas em nosso país”, destacou o parlamentar.

 

Se aprovada, a vacinação poderia viabilizar a retomada da economia dos setores de turismo e eventos, visto que foram os segmentos mais afetados pela pandemia, além da retomada de aulas presenciais. “Seremos o exemplo de pesquisa para o país, assim como funcionou em cidades da Europa”, finalizou Trad.​

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS