Terça-feira, 14 de Maio de 2024



Cotidiano Domingo, 19 de Setembro de 2021, 12:53 - A | A

Domingo, 19 de Setembro de 2021, 12h:53 - A | A

Inovação

Campo Grande é finalista em prêmio nacional do Enap

Sistema Monitora Saúde tornou-se referência no país

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/PMCG

Sistema Monitora Saúde tornou-se referência no país

Sistema foi doado ao Ministério da Saúde para auxiliar no combate a pandemia

Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), está entre as seis finalistas do 25° Concurso de Inovação no Setor Público realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A conquista se deve à inovação em serviços ou políticas públicas através no Poder Executivo Estadual, Distrito Federal e Municipal com o Sistema Monitora Saúde.

 

A ferramenta foi desenvolvida em abril de 2020 pelos servidores da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), sendo amplamente utilizado para apoiar ações da Saúde, durante a pandemia da Covid-19. Por meio dele é possível realizar diversos serviços, como o monitoramento dos pacientes atendidos, a gestão completa de vacinação desde o controle de estoque de vacinas, passando pelo monitoramento das gestantes vacinadas e entrega ao vacinado, praticamente em tempo real, além da carteira digital de vacinação.

 

Durante um evento online, que contou com a participação de experiências de sucesso como as prefeituras de Recife e Belo Horizonte, o diretor-presidente da Agetec, Paulo Garcia Cardoso, apresentou o case Monitora Saúde, desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande. “Mais importante do que participar e ganhar, é mostrar que o sistema tem ajudado a população da cidade e poderá ajudar ainda mais, otimizando o trabalho de enfrentamento à Covid-19 em outros lugares do país”, explicou.

 

Conforme a administração municipal, o sistema desempenhou um importante papel no apoio de diferentes frentes de ações da saúde ao longo da pandemia, tornando-se referência estadual. Desde sua implementação, a ferramenta utilizada em Campo Grande, Sidrolândia e Camapuã, apresentou resultados positivos como otimização de filas, celeridade no processo e a transparência das informações.

 

Por meio do módulo de monitoramento, foram contatadas e monitoradas mais de 294 mil pessoas em Campo Grande, que teve a primeira Carteirinha de Vacinação Digital do país. O módulo de vacinação foi disponibilizado em janeiro deste ano.

 

Outro fator que ajudou na celeridade do processo de vacinação foi o uso dos Drives-Thru, responsáveis por 35% das doses aplicadas. Campo Grande chegou a vacinar 3% da população vacinável em um único dia e 97% das doses recebidas foram aplicadas na população. Vale lembrar que Campo Grande corresponde a 42% de todas as terceiras doses aplicadas no país e que já alcançou 53% da população da cidade 100% imunizadas.

 

Prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad destaca que o planejamento é imprescindível na administração de uma cidade. “Graças a todo um planejamento e ao empenho das equipes de diversas áreas da Prefeitura, conseguimos manter o equilíbrio durante a pandemia e, hoje, nos tornamos referência no País. Não é à toa. Tudo isso é fruto de um trabalho feito em conjunto, com muita dedicação. Neste caso, do Monitora Saúde, a tecnologia permitiu aos gestores o controle de todos os processos envolvendo a vacinação contra a covid-19. O resultado está sendo colhido com a retomada das atividades econômicas e sociais em nossa cidade”, disse via assessoria.

 

A plataforma ganhou projeção nacional quando a Prefeitura de Campo Grande assinou o termo de Doação do Sistema Monitora Saúde para municípios e para o Governo Federal,  com objetivo de ampliar o apoio e auxiliar mais lugares pelo Brasil.Após a adoção o Ministério da Saúde distribuirá a experiência tecnológica a milhares de cidades do país.

 

O 25° Concurso de Inovação no Setor Público realizado pelo Enap conta com finalistas como o PIX do Ministério da Economia e o case de sucesso do Gov.br. A previsão é que o resultado do Concurso seja divulgado pelo site oficial do Enap no dia 12 de novembro.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS