Campo Grande 00:00:00 Sábado, 15 de Março de 2025


Internacional Terça-feira, 31 de Outubro de 2023, 20:47 - A | A

Terça-feira, 31 de Outubro de 2023, 20h:47 - A | A

Nações Unidas

Brasil encerra presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU

Mauro Vieira afirmou que país continuará buscando o consenso

Agência Brasil
Sabrina Craide

Loey Felipe/ONU

Brasil encerra presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU

Norberto Moretti (centro da imagem à mesa), Representante Permanente Adjunto do Brasil junto às Nações Unidas e Presidente do Conselho de Segurança para o mês de outubro, preside a reunião do Conselho de Segurança sobre a situação na Somália.

O mandato do Brasil na presidência rotativa do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) encerrou nesta terça-feira (31). Ao fazer um balanço da gestão brasileira, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, voltou a cobrar uma posição do colegiado sobre a situação no Oriente Médio.

Segundo o ministro, durante o mandato do Brasil, foram feitas várias tentativas de aprovar uma resolução sobre a situação em Gaza, mas que foram rejeitadas pelo Conselho de Segurança.

Eskinder Debebe/ONU

Brasil articula 5ª proposta de resolução em conselho da ONU

Mauro Luiz Iecker Vieira, Ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil e Presidente do Conselho de Segurança no mês de outubro, preside a reunião do Conselho de Segurança

“O Brasil liderou os esforços para negociar uma nova minuta de resolução exigindo a urgência de pausas humanitárias. Enquanto continuarmos no Conselho de Segurança, continuaremos trabalhando para uma resposta responsável à dramática crise humanitária que se desenrola em Israel e em Gaza. O mundo aguarda por uma decisão inequívoca do Conselho que peça o fim do sofrimento humano”, disse.

Vieira acrescentou que, como presidente do conselho, o Brasil trabalhou para evitar a escalada do conflito, proteger os civis e aliviar a dramática situação humanitária na Faixa de Gaza. Ontem (30), o ministro já havia feito duras críticas à demora do Conselho de Segurança em aprovar uma resolução sobre o conflito entre Israel e o grupo islâmico Hamas.

Vieira desejou sucesso para a China, que presidirá o Conselho de Segurança a partir de quarta-feira (1º) e disse que o Brasil, como membro não permanente até o dia 31 de dezembro, vai continuar trabalhando para encontrar um ponto de consenso.

Álbum de fotos

Loey Felipe/ONU

Sérgio França Danese (à esquerda), Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas e Presidente do Conselho de Segurança no mês de outubro, preside a reunião do Conselho de Segurança sobre a manutenção da paz e da segurança da Ucrânia

Paulo Filgueiras/ONU

Norberto Moretti (centro da mesa), Representante Permanente Adjunto do Brasil junto às Nações Unidas e Presidente do Conselho de Segurança para o mês de outubro, preside a reunião do Conselho de Segurança sobre ameaças à paz e segurança internacionais

Eskinder Debebe/ONU

Sérgio França Danese (à esquerda), Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas e Presidente do Conselho de Segurança no mês de outubro

Manuel Elías/ONU

Sérgio França Danese (à esquerda), Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas e Presidente do Conselho de Segurança no mês de outubro, preside a reunião do Conselho de Segurança sobre a situação no Oriente Médio, incluindo a questão palestina.

Manuel Elías/ONU

Sérgio França Danese (centro), Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas e Presidente do Conselho de Segurança para o mês de outubro, na Câmara do Conselho de Segurança antes da reunião do Conselho de Segurança sobre a situação no Oriente Médio, incluindo a Palestina pergunta.

Loey Felipe/ONU

Sérgio França Danese (centro da mesa), Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas e Presidente do Conselho de Segurança para o mês de outubro, preside a reunião do Conselho de Segurança sobre a questão relativa ao Haiti

Eskinder Debebe/ONU

Mauro Luiz Iecker Vieira, Ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil e Presidente do Conselho de Segurança no mês de outubro, preside a reunião do Conselho de Segurança sobre a situação no Oriente Médio, incluindo a questão palestina

Eskinder Debebe/ONU

Secretário-Geral António Guterres (à esquerda), ao centro está Mauro Luiz Iecker Vieira, Ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil e Presidente do Conselho de Segurança para o mês de outubro, e à direita está Claudia Banz, Diretora da Divisão de Assuntos do Conselho de Segurança do Departamento de Política. e Assuntos de Consolidação da Paz (DPPA)

Eskinder Debebe/ONU

Mauro Luiz Iecker Vieira, Ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil e Presidente do Conselho de Segurança no mês de outubro, preside a reunião do Conselho de Segurança

Eskinder Debebe/ONU

O Secretário-Geral António Guterres (à esquerda) fala com Mauro Luiz Iecker Vieira, Ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil e Presidente do Conselho de Segurança no mês de outubro, antes da reunião do Conselho de Segurança sobre mulheres, paz e segurança, com foco na participação das mulheres na paz e segurança internacionais: da teoria à prática

Eskinder Debebe/ONU

Mauro Luiz Iecker Vieira, Ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil e Presidente do Conselho de Segurança no mês de outubro, preside a reunião do Conselho de Segurança sobre a situação no Oriente Médio, incluindo a questão palestina.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS