A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito por meio das redes sociais da família real britânica.
A mensagem publicada no Twitter diz que "A Rainha morreu tranquilamente em Balmoral nesta tarde. O Rei e a Rainha Consorte permanecerão em Balmoral nesta noite e retornarão a Londres amanhã".
Com a morte da rainha, seu filho mais velho, o príncipe Charles, assume o trono de rei do Reino Unido e de outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado, como Austrália e Canadá. Ele inclusive já foi tratado como rei no comunicado sobre a morte de Elizabeth.
- Saiba mais
- Líderes brasileiros e mundiais lamentam morte da rainha Elizabeth
- Sepultamento da Rainha Elizabeth II encerra funeral de Estado
- Presidente confirma presença em funeral da rainha Elizabeth II
- Elizabeth II: 70 anos do maior reinado do trono britânico
- Funeral de rainha Elizabeth II é realizado nesta segunda, veja programação
- Mesmo reconhecido rei, Charles III levará meses para ser coroado
- Rei Charles III será coroado no próximo sábado
- Presidente assina livro de condolências pela morte da rainha Elizabeth
- Governo decreta luto oficial por morte de rainha Elizabeth II
- Presidente Bolsonaro participa do funeral da rainha Elizabeth II
- Charles III é proclamado soberano do Reino Unido
- Lula chega a Londres para coroação do Rei Charles III
- Jair Bolsonaro presta condolências em visita ao caixão da Rainha Elisabeth
Os quatro filhos da rainha, Charles, Anne, Andrew e Edward, foram até a Escócia quando foi anunciado que a rainha estava sob supervisão médica. Seu neto, o príncipe William, também foi até o castelo de Balmoral.
Médicos expressaram preocupação com a saúde da rainha Elizabeth II nesta quinta-feira, afirmando que a monarca britânica deveria permanecer sob supervisão médica.
Ela sofria de “problemas de mobilidade episódicos” desde o final de 2021, de acordo com o Palácio de Buckingham.
A rainha havia mandado, ontem (07) durante as comemorações dos 200 anos da independência do Brasil, uma mensagem para os brasileiros."Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhanso com esperação e determinação para superar os desafios globais juntos", disse em mensagem veiculada pela embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, por seu twitter.
Ver essa foto no Instagram