O funeral da Rainha Elizabeth II chegou ao fim nesta segunda-feira (19) com o enterro da monarca na cripta real localizada no Palácio de Windsor. O caixão da monarca foi colocado na Capela de São Jorge, ao lado do pai, rei George VI, a mãe, rainha Elizabeth, a irmã, Margareth, e o marido, Phillip. A cerimônia do enterro foi reservada para a família.
Ao longo do dia diversas cerimônias em homenagem à rainha foram feitas. Pela manhã, o caixão saiu do Westminster Hall para uma procissão pelas ruas da capital britânica e uma missa foi celebrada na Abadia de Westminster. Mais de cem chefes de estado acompanharam.
O presidente Jair Bolsonaro postou no Twitter que foi levar as condolências dos brasileiros para a família real.
Britânicos e turistas acompanharam o cortejo nas ruas. Para que a população participasse, foi decretado feriado nacional.
- Saiba mais
- Presidente Bolsonaro participa do funeral da rainha Elizabeth II
- Governo decreta luto oficial por morte de rainha Elizabeth II
- Charles III é proclamado soberano do Reino Unido
- Jair Bolsonaro presta condolências em visita ao caixão da Rainha Elisabeth
- Morre na Escócia a Rainha Elizabeth II, aos 96 anos
- Rei Charles III será coroado no próximo sábado
- Líderes brasileiros e mundiais lamentam morte da rainha Elizabeth
- Presidente confirma presença em funeral da rainha Elizabeth II
- Funeral de rainha Elizabeth II é realizado nesta segunda, veja programação
- Elizabeth II: 70 anos do maior reinado do trono britânico
- Lula chega a Londres para coroação do Rei Charles III
- Mesmo reconhecido rei, Charles III levará meses para ser coroado
- Presidente assina livro de condolências pela morte da rainha Elizabeth
O Rei Charles III acompanhou tudo de perto e participou de todas as cerimônias. Os outros três filhos da rainha, além de todos os netos acompanharam as cerimônias finais.
O enterro foi reservado para a família e não foi transmitido. Todo o protocolo real foi encerrado por volta das 14h30, no horário do Mato Grosso do Sul, já no anoitecer de Londres.
Por dez dias, Elizabeth foi homenageada. Cerca de 400 mil pessoas visitaram o caixão da monarca em Londres. Ela ainda passou pela Escócia e pela Irlanda.
Embora já proclamado rei, Charles III deve ser oficialmente coroado apenas nos próximos meses, período em que a família real permanece de luto e não fará cerimônias oficiais. A coroação pode levar até um ano, conforme os protocolos reais.