Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Internacional Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2013, 08:18 - A | A

Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2013, 08h:18 - A | A

Papa deixa pontificado nesta quinta-feira

Laura Holsback - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Após oito anos no comando da Igreja Católica Apostólica Romana, Bento XVI, de 85 anos, deixa o pontificado nesta quinta-feira (28), às 19h (horário de MS). A partir desse horário começa o período de ede vacante (sem papa). O conclave para a escolha do novo papa deve ser realizado entre os dias 15 e 20 de março, segundo site do Vaticano. Devem votar 119 cardeais, entre eles cinco brasileiros. Todos os cardeais com menos de 80 anos são candidatos.

Segundo o site governamental, Agência Brasil, ao longo do dia, Bento XVI tem uma série de atividades, mas não está programada solenidade pública. Ontem (27) foi a última vez que ele participou de uma audiência geral, circulou no papamóvel, acenou para os fiéis, beijou crianças e enviou mensagem justificando a renúncia.
“Dei esse passo em plena consciência da sua gravidade e novidade”, ressaltou o papa, sendo aplaudido de pé por cardeais e bispos, além do público presente à Praça São Pedro.“Ter coragem de fazer escolhas difíceis é ter sempre dentro de si o bem da Igreja”, acrescentou.
  
Na manhã de hoje, Bento XVI participa de cerimônia de despedida com os cardeais em uma sala do Palácio Apostólico, onde mora oficial. Dos cinco cardeais brasileiros que participarão do conclave (quando se elege o sucessor de Bento XVI), alguns já estão no Vaticano.

Ainda conforme a agência, às 15h, o papa deixará o Palácio Apostólico em um helicóptero em direção a Castel Gandolfo, que é a residência de verão dos papas, localizada a cerca de 30 quilômetros do Vaticano. Em maio, provavelmente, quando a reforma estiver concluída, Bento XVI passará a morar no Mosteiro Mater Ecclesia, na região do Vaticano.

Sucessor de João Paulo II, que comandou a Igreja Católica por 31 anos, Bento XVI estava à frente da Igreja desde 19 de abril de 2005. Ele foi considerado um dos cardeais mais velhos eleito papa.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS