Campo Grande 00:00:00 Domingo, 22 de Dezembro de 2024


Meio Ambiente Sexta-feira, 11 de Janeiro de 2008, 07:43 - A | A

Sexta-feira, 11 de Janeiro de 2008, 07h:43 - A | A

Conferência de Meio Ambiente de MS recebe novas adesões

Governo do MS

A Comissão Organizadora da III Conferência Estadual de Meio Ambiente de MS, prevista para 13 e 14 de março, recebeu novas adesões - Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Comissão Pastoral da Terra e Centro de Defesa dos Direitos Humanos. Essas instituições manifestaram apoio ao evento, durante reunião realizada, na manhã desta quinta-feira (10), na sede da Semac, com representantes de municípios do Estado, ongs e universidades.

Durante o encontro foi apresentado o Regimento Interno das Conferências Municipais, Estadual e Nacional de Meio Ambiente. Em seguida, os participantes puderam esclarecer dúvidas, fazer questionamentos e, ainda, assistir a uma palestra proferida pelo meteorologista Natálio Filho, que abordou, de forma contextualizada, o tema “Mudanças Climáticas”.

Para o superintendente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semac), Roberto Machado, a participação da sociedade é fundamental no processo de discussão das questões ambientais. “É imprescindível envolver a comunidade, as prefeituras e associações de municípios do Estado, universidades e ongs para debatermos temas atuais que refletem, efetivamente, na nossa qualidade de vida”, frisou.

Já o superintendente interino do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Márcio Yule, destacou a importância de levar a sociedade a buscar formas de contribuir para que os efeitos negativos das mudanças climáticas sejam minimizados. “Temos o dever de alertar a sociedade e incentivá-la a ser um agente multiplicador dos conceitos práticos de preservação ambiental”, concluiu.

Conferência Estadual

Com o tema “Mudanças Climáticas”, a III Conferência Estadual de Meio Ambiente de MS será realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, nos dias 13 e 14 de março. A proposta, além de contribuir para a construção da política e do plano estadual de mudanças climáticas, é fomentar discussões e iniciativas que busquem a educação ambiental e a participação popular em políticas para a sustentabilidade.

Os temas regionais propostos a serem debatidos na Conferência Estadual são Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável. A intenção é de que a abordagem desses temas contribua para a elaboração e implantação de políticas setoriais do governo.

A III Conferência Estadual de Meio Ambiente de MS conta ainda com o apoio das seguintes instituições: Semac, Semades, PMA, Assomasul, CiabriI, Ecoa – Ecologia e Ação, Cointa, Fiems, Águas do Brasil, Federação da Agricultura Familiar, Movimento Nacional de Luta Pela Moradia, Famasul, Cidema, Uniderp, UFMS, Ong Caer.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS